7 livros para corretor de imóveis que você deve ter na cabeceira

Adquirir o hábito da leitura é uma maneira inteligente de aliar entretenimento e aprendizagem nos mais diversos assuntos. Quem trabalha no mercado imobiliário, por exemplo, precisa se manter sempre atualizado sobre as tendências do setor, assim como aperfeiçoar constantemente as técnicas de vendas para impulsionar os resultados.

Existe uma série de livros para corretor de imóveis que cumprem com maestria esse papel, oferecendo aos leitores diversos conhecimentos aplicáveis em seu dia a dia na profissão. Tudo isso de maneira didática e, claro, muito envolvente. Neste post, listaremos 7 opções incríveis que você deve ter na sua cabeceira.

1. Corretagem de A a Z (Ari Travassos)

Ari Travassos é uma das principais referências no mercado imobiliário brasileiro, reunindo mais de 40 anos de atuação no ramo e uma série de publicações sobre o assunto. No livro Corretagem de A a Z, o autor apresenta uma espécie de glossário para explicar as denominações frequentes na profissão, que às vezes geram dúvidas até para quem tem vasta experiência na área.

Na obra, Travassos esclarece os termos técnicos do mercado, como aspectos fiscais e jurídicos envolvidos nas transações imobiliárias, além de termos mais populares e acessíveis. O grande diferencial do livro é que o autor explica os conceitos complexos de uma maneira bastante clara e didática, porém sem abrir mão das contextualizações e análises que envolvem o tema.

A obra é ainda um excelente manual para consulta em caso de dúvidas corriqueiras na rotina do escritório, tanto para quem trabalha de forma autônoma quanto para quem atende aos clientes diretamente na imobiliária.

2. É Assim que se Faz: Compra e Venda de Imóveis (Ari Travassos)

Essa é outra obra de peso de Ari Travassos, resultado das viagens e treinamentos que o profissional ministrou em diversas cidades. Trata-se de uma obra muito pertinente para corretores que desejam assumir posições de liderança nas equipes de vendas, seja gerenciando seu próprio negócio, seja chefiando equipes em imobiliárias.

O livro traça panoramas atuais do mercado, com base na ampla vivência profissional de Travassos. Na visão do autor, muitas imobiliárias não conseguem expandir o negócio porque faltam pessoas bem preparadas para assumir a gerência das vendas. Em “É assim que se faz”, Travassos explica os caminhos para a construção de um líder de sucesso.

3. Consiga o que Você Quer (Stuart Diamond)

Essa obra traz 12 estratégias de vendas infalíveis para corretores de imóveis. A intenção do autor é ensinar um estilo de negociação inovador que prioriza aspectos emocionais em vez da razão no momento de negociar. Conforme Diamond, explorar as emoções e o feeling na argumentação às vezes é mais importante do que tentar convencer o cliente por meios lógicos e racionais.

Mas você deve estar se perguntando se dá para confiar nesse raciocínio, considerando-se que o trabalho com Vendas tem tudo a ver com as Ciências Exatas. Saiba que a metodologia desse livro foi adotada pelo Google para treinar seus funcionários em filiais do mundo inteiro. Ou seja, está dada a resposta.

4. A Bíblia de Vendas (Jeffrey Gitomer)

Apenas pelo título já dá para saber que a intenção do autor é oferecer um conteúdo completo sobre o trabalho comercial. Não à toa, esse livro é um best-seller adquirido por profissionais das mais diversas áreas, inclusive os corretores imobiliários. Trata-se, portanto, de uma leitura obrigatória para quem deseja superar as próprias metas se tornar uma máquina de vendas.

Além de diversas informações técnicas, a obra de Jeffrey Gitomer aborda métodos que de fato trazem resultado no dia a dia das negociações. Seguindo a analogia do título, um destaque do livro é a parte dos mandamentos para os profissionais basearem seu desempenho, de modo a aumentar as conversões com praticidade e rapidez, favorecendo também a fidelização dos clientes.

5. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes (Stephen R. Covey)

Nada como um livro em formato de lista, não é mesmo? Isso reforça aquela sensação de recompensa por cumprir o planejamento proposto. Na obra de Covey, os 7 hábitos listados têm tudo a ver com organização e disciplina para ter uma rotina mais produtiva — o que faz toda a diferença no dia a dia de trabalho dos corretores imobiliários.

Afinal, esses profissionais precisam lidar com uma série de tarefas ao mesmo tempo, pois a negociação de um imóvel envolve várias etapas formais. Então, se o corretor não for uma pessoa minimamente organizada, seu trabalho pode ficar bastante comprometido, inclusive atrasando a transação. Nesse livro, você terá as ferramentas necessárias para treinar essas habilidades e aprimorar sua eficácia.

6. Corretor Imobiliário: Consultor em Vendas (Walberto Fernandes)

Se você está interessado em livros para corretor de imóveis e não sabe por onde iniciar suas leituras, uma boa dica é começar por essa obra. O livro de Walberto Fernandes traz um dos conceitos primordiais para o trabalho comercial: a venda consultiva. Esse conceito é especialmente útil em negociações de porte, nas quais a tomada de decisão tende a ser mais criteriosa.

Nesse sentido, atuar como um consultor é fundamental para cativar o cliente e reforçar aquela relação de confiança tão necessária no fechamento do negócio. A obra de Fernandes ensina como fazer isso na prática, oferecendo ao cliente soluções que sejam realmente compatíveis com seus interesses e demandas. Até porque, mais importante do que converter a venda em si, é garantir o nível de satisfação do consumidor.

7. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (Dale Carenge)

Eis outro best-seller que faz a cabeça de quem trabalha com vendas. A obra de Dale Carenge vendeu mais de 50 milhões de cópias no mundo todo, tornando-se uma publicação referência para diversos setores comerciais. O autor apresenta técnicas simples, porém eficazes, para impulsionar seu networking e aumentar seu potencial de influenciar as pessoas.

Qualquer que seja a sua escolha, todos esses livros para corretor de imóveis trazem conhecimentos que podem ser facilmente aplicados na rotina de trabalho. Portanto, além da possibilidade de relaxar com uma boa leitura, você investirá na sua carreira profissional e adquirindo diferenciais importantes nesse mercado tão disputado.

Se você gostou da ideia, aproveite e veja também esta lista com 6 ferramentas de trabalho fundamentais para o corretor de imóveis.