Como ter um bom controle de vendas no mercado imobiliário? Veja!

O controle de vendas é uma das práticas mais importantes dentro de um fluxo de trabalho de um corretor independente. Afinal, é por meio dele que o profissional consegue acompanhar seu desempenho e, consequentemente, direcionar as decisões, projetar metas e descobrir em que pontos precisa se dedicar mais para obter resultados melhores.

Pensando nisso, elaboramos este guia para que você saiba exatamente o que fazer para ter um controle de vendas eficiente e prático. Anote as dicas a seguir e coloque-as em prática para alavancar sua carreira!

Registre todas as atividades

O primeiro passo para ter um bom controle de vendas é registrar todas as tarefas da sua rotina profissional. Liste datas, vendas, valores, tipo de imóvel, visitas, comissões, status da proposta e outros dados que forem necessários. Essas informações são fundamentais para a elaboração de relatórios que ajudarão você a visualizar melhor seu negócio, estipular metas e identificar em quais aspectos é necessário fazer ajustes.

Outra grande vantagem de manter um histórico atualizado das atividades é que ele permite que você tenha uma melhor gestão financeira das receitas e do lucro por período.

Tenha uma agenda

A agenda é um dos instrumentos mais importantes de uma pessoa organizada. Desse modo, além de anotar todas as atividades já realizadas, você deve manter uma relação de tudo o que você tem a fazer. Isso possibilita que você organize melhor o seu dia e cumpra todos os compromissos com os clientes.

Anote, por exemplo, data e hora de visita em imóveis, contatos a serem feitos, prazo para envio de propostas e para assinatura de contrato. Sempre consulte sua listagem do dia seguinte para que se antecipe a eventualidades, contratempos e outros problemas que possam surgir.

Faça a gestão de contratos

Os contratos de compra e venda são documentos extremamente importantes nas negociações imobiliárias. É nesse documento que constam todas as informações relacionadas à transação, como identificação do comprador e do vendedor, valores, prazos, condições de pagamento, descrição do imóvel e outros dados pertinentes. Por esse motivo, é fundamental que eles sejam armazenados com segurança e cujo acesso seja fácil.

Muitos corretores ainda organizam manualmente os contratos. No entanto, esse hábito aumenta os riscos de falhas e extravio de documentos, além de demandar bastante tempo sempre que for preciso procurar a papelada. Assim, o ideal é contar com um software de gestão de contratos, que otimizará todas as atividades relacionadas a eles. É mais rápido, seguro e fácil encontrar, consultar e manusear os documentos por meio de um programa específico.

Segmente seus clientes

O funil de vendas é uma ferramenta essencial tanto para controlar quanto para alavancar suas vendas. Trata-se de classificar seus clientes de acordo com a etapa em que se encontram, desde o primeiro contato até os que estão mais propensos a comprar um imóvel. Você pode segmentá-los da seguinte maneira:

  • prospects: são os clientes em potencial, isto é, pessoas que entraram em contato com você, mas ainda não fecharam negócio;
  • ativos: clientes que já fecharam a compra de um imóvel e têm potencial para realizar novas transações;
  • inativos: nessa categoria se enquadram tanto os que demonstraram interesse, mas pararam de retornar as ligações, quanto os que fecharam negócio, mas não sinalizaram qualquer possibilidade de futuras negociações;
  • ex-clientes: os que entraram em contato com você, mas realizaram a compra com algum concorrente.

Essa classificação contribui muito para que você saiba de forma deve abordar o cliente para fazê-lo avançar para a próxima fase, aumentando as chances de realizar uma venda.

Utilize um CRM

CRM é a sigla para Customer Relationship Manager e é uma ferramenta valiosa para otimizar os processos de qualquer setor, inclusive do mercado imobiliário. Um CRM para corretores conta com recursos que vão além do cadastro detalhado de cada cliente, pois permite também o registro de todas as interações já realizadas com ele.

Isso ajudará a classificá-los de acordo com a fase do funil de vendas, comentado no tópico anterior. Ainda, fornecerá lembretes de atividades agendadas, acompanhamento de leads, relatórios detalhados e demais funcionalidades que ajudarão nos processos decisórios e na produtividade do seu negócio.

Opte pelo armazenamento em nuvem

O registro e a organização das suas atividades são essenciais para o seu trabalho. Por isso, aposte pelo armazenamento das informações em nuvem. Afinal, há vários momentos em que você precisará acessá-las fora da sua estação de trabalho, como em uma visita.

Ao salvá-los em uma nuvem, você poderá consultar todos os seus dados por meio de qualquer dispositivo com internet, como um smartphone, tablet ou notebook. Isso representa um alto ganho em eficiência, além de garantir que nenhuma informação será perdida.

Utilize um aplicativo específico

Como você pode perceber, fazer um controle de vendas eficaz requer uma série de etapas, como organização de agenda, registros, elaboração de relatórios, segmentação de clientes, entre outros. Realizar todas essas atividades manualmente é bastante demorado e pouco seguro. Do mesmo modo, utilizar um software para cada serviço não é a melhor maneira, visto que não há integração entre eles.

Sendo assim, a melhor forma de controlar suas vendas é por meio de aplicativos específicos para corretores independentes. Ao lançar todos os dados em um único software, eles serão cruzados de forma automática e precisa, fornecendo todas as informações necessárias para otimizar o seu trabalho.

Prefira os mais completos, ou seja, que oferecem recursos como alimentação e organização da carteira de clientes, cadastro de imóveis, acompanhamento do status da negociação, notificações da agenda e contatos com o cliente direto pela plataforma. Toda essa praticidade impulsionará sua carreira e fará com que você realize um trabalho de excelência para se destacar no mercado.

Enfim, ter um bom controle de vendas é imprescindível para o seu crescimento profissional. Afinal, uma transação imobiliária envolve diversas etapas e detalhes. Qualquer erro pode significar um negócio perdido. Então, siga as dicas deste post para melhorar seu fluxo de trabalho, otimizar os processos e ter mais sucesso na carreira.

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