7 práticas para acelerar o processo de venda de um imóvel

O mercado de venda de imóveis tem como principal característica a competitividade. O dinamismo predominante em seu funcionamento é a força motriz do progresso das metrópoles e promove transformações positivas para o crescimento das pequenas cidades.

No mundo das vendas imobiliárias, a oferta e a demanda andam lado a lado. Mesmo nessa fase de recuperação em que se encontra, o negócio imobiliário tem sido um dos segmentos que apresenta os maiores índices de crescimento e expansão no Brasil e no mundo. 

Para fazer parte do setor de investimentos, é importante conhecer todas as melhores práticas para vender imóveis mais rapidamente e com consistência. Reunimos, neste artigo, 7 práticas que você precisa saber para acelerar o processo de venda de um imóvel. Confira!

1. Atente-se ao preço do imóvel

O preço do imóvel é um fator muito importante e que define pontos cruciais durante o processo de compra e venda. Primeiramente, deve haver um equilíbrio entre o valor de mercador e o comprador — não se esqueça que o determinante da demanda do mercado imobiliário é sempre o comprador.

O valor do imóvel deve estar nivelado com as outras propriedades que o cerca. A localização também contribui para a valorização do imóvel. Em outras palavras, o bairro e a vizinhança têm o poder de valorizar ou desvalorizar a propriedade, então, é importante se manter realista.

Nem sempre a tática de elevar o preço do bem imobiliário é a maneira mais inteligente de obter mais lucros. O imóvel pode precisar de algumas reformas antes de ser anunciado para negociações, visto que é crescente o número de compradores que buscam lugares que não precisam de obras e modificações.

É responsabilidade do corretor conhecer muito bem o bairro em que atua e manter-se à diante no decurso da transação — além de fazer pesquisas com frequência. É fundamental analisar os detalhes da propriedade atentamente.

2. Invista em boas imagens

Ao construir o anúncio do imóvel ou o portfólio, é importante adicionar imagens bonitas, para realçar as qualidades da propriedade. Provavelmente, o primeiro contato que o comprador terá com o bem imobiliário será pelas fotografias e por vídeos.

Fotos e vídeos capturados por um profissional especialista em retratar casas e apartamentos são ideias para criar uma mensagem visual que revele todos os benefícios do imóvel ao interessado.

Analogamente, também é interessante utilizar recursos digitais para mostrar todas as partes do imóvel, por meio da ferramenta de tour virtual.

3. Mantenha a calma na hora da negociação

É essencial manter a calma para não tomar decisões precipitadas e fechar maus negócios. Agilizar o processo de venda não é sinônimo de não cumprir todos os passos necessários — eles devem ser seguidos para você ter êxito em uma venda!

É elementar manter o foco e ouvir as propostas do cliente. Além disso, é interessante anotar as informações que o comprador declara, afinal, esse material serve como referência para as próximas etapas.

4. Antecipe-se na documentação e analise o imóvel para facilitar o processo de venda

Antes de começar o processo de venda, é imprescindível averiguar os documentos do imóvel. O corretor que atua de forma independente precisa saber se a propriedade traz contas pendentes e se a certidão do bem está em perfeito estado.

Se a propriedade tem alguma dívida ou problema burocrático, a venda pode ser prejudicada. É preciso, portanto, deixar toda a documentação em dia.

5. Invista em marketing

O marketing imobiliário auxilia a encontrar pessoas interessadas em comprar um imóvel. Essa estratégia fornece uma estrutura completamente voltada para o amplo método de divulgação do serviço oferecido pelo vendedor.

O marketing é o processo de venda imobiliária, como uma ferramenta para atrair a atenção, informar e trazer o cliente para o tópico desejado. É necessário fascinar o futuro comprador e demonstrar garantia, proteção e suporte.

Nesse cenário, vale a pena investir em várias frentes, sobretudo montar um marketing pessoal adequado, ter um e-mail marketing consistente e abraçar uma estratégia de marketing digital bem pensada para os clientes em potencial.

6. Tenha boas ferramentas

Para alcançar o maior número de clientes e ter conforto, praticidade e funcionalidade no trabalho, é importante contar com ferramentas que abarcam a Internet, as plataformas digitais, os sites e o mundo real — tais como o home staging, método utilizado na preparação da propriedade para que seja vendida mais rapidamente.

A prática de home staging retira a personalidade original do imóvel para potencializar suas melhores características. Isso faz com que o lugar ficar mais neutro e interessante para o comprador.

É possível adotar o home staging em propriedades com residentes e em imóveis desocupados. Além disso, você tem a opção de fazer uso de mobília cenográfica.

7. Faça uma descrição detalhada

Para além de todo o conteúdo visual, é necessário detalhar, no anúncio, a descrição completa do imóvel que está sendo vendido. Por melhores que os conteúdos de mídia de divulgação da propriedade sejam, é importante descrever com palavras cada pormenor do bem imobiliário, de forma a manter a transparência no relacionamento com o cliente.

Tais esclarecimentos servem para que não restem dúvidas na cabeça do comprador. Sob o mesmo ponto de vista, é possível saber de informações que não podem ser vistas nas fotos, como:

  • as regras de convivência do bairro ou do condomínio;
  • os detalhes sobre o quintal ou área de convivência;
  • a quantidade de veículos que cabem na garagem;
  • se há adjacências;
  • os cômodos que são afetados com a luz do sol;
  • o acesso ao transporte público.

A composição textual dessas informações também possibilita que pessoas com deficiência visual possam compreender as características do imóvel.

Indubitavelmente, acelerar o processo de venda de um imóvel não é tarefa fácil, mas com o auxílio das dicas que você acabou de ler aqui e com bastante obstinação, o caminho correto para o sucesso será trilhado.

Gostou de saber como acelerar o processo de venda de um imóvel? Então, que tal melhorar ainda mais as suas vendas e conhecer algumas ferramentas que podem ajudar você? Confira mais esse conteúdo e conquiste o sucesso na sua profissão!