O que é e qual a importância da avaliação imobiliária?

O processo de negociação de um imóvel é bastante complexo, pois exige uma série de procedimentos e cuidados, além de envolver uma quantidade enorme de dinheiro. Mediar uma transação assim não é uma tarefa fácil, por isso o corretor precisa estar capacitado para lidar com cada detalhe.

Uma etapa muito importante e que pode facilitar bastante esse processo é a avaliação imobiliária. Trata-se, inclusive, de algo bastante simples, já que nada mais é do um laudo técnico que atesta o valor mercadológico e outras condições do imóvel

Foi pensando nisso que formulamos este post. Continue com a leitura e entenda mais sobre a importância da avaliação imobiliária e quando realizá-la!

Qual a importância da avaliação imobiliária?

Como já mencionamos, a avaliação imobiliária atesta o valor de mercado do imóvel. Isso garante que a negociação seja feita a um preço justo, sem que nenhum dos envolvidos seja prejudicado. 

Além disso, esse procedimento é importante para registrar detalhes da propriedade que podem servir para contestar qualquer inadequação após a transação. Por exemplo, o avaliador aponta o estado da propriedade, antiguidade, segurança e até a orientação solar.

Quando a avaliação imobiliária deve ser realizada?

Basicamente, é importante avaliar o imóvel sempre que uma negociação estiver em andamento. Isso porque é comum que os interessados estipulem valores com base em estimativas infundadas. Assim, na hora de concretizar a transação, os envolvidos têm dificuldade para entrar em um consenso sobre o preço.

Ainda, o cliente pode solicitar a avaliação do imóvel sempre que desejar, mesmo que a propriedade já conte com um laudo prévio. Dessa forma, a negociação ganha mais confiabilidade e tem mais chances de ocorrer.

Como realizar a avaliação imobiliária?

O primeiro passo para realizar uma avaliação é ter capacitação e licença para isso. Para tanto, é preciso ter, além do registro no Conselho Regional de Corretores e Imóveis (CRECI), uma pós-graduação ou curso de avaliador, que seja aceito pelo Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (Cofeci).

Feito isso, é preciso considerar alguns critérios na hora de avaliar um imóvel. A seguir, separamos alguns deles.

Verificar o valor de imóveis similares

Comparar propriedades similares é um ótimo ponto de partida na hora de fazer uma avaliação. Assim, você pode ter um valor base na hora de considerar as características particulares do imóvel. Além disso, essa estratégia permite conhecer o valor mercadológico de imóveis parecidos, o que impede que a avaliação resulte em algo extremamente discrepante do padrão do mercado.

Avaliar a localização

Um ponto que interfere significativamente no valor do imóvel é a localização. Isso porque ela afeta diretamente quesitos importantes, como segurança e deslocamento. Vale destacar também que cada bairro conta com um preço determinado por metro quadrado, porém é comum encontrar variações, por exemplo, a cada rua. 

Analisar a estrutura do imóvel

A estrutura do imóvel também pode contar muitos pontos na hora da avaliação. O avaliador pode considerar questões como: antiguidade, tamanho, quantidade de cômodos, garagem, disposição solar e possíveis defeitos. Ponderando todos os fatores considerados durante a avaliação, o corretor pode chegar a um valor final, bem como formular um laudo com todos os detalhes que pode identificar no imóvel.

Contar com a possibilidade de realizar a avaliação imobiliária é um diferencial que pode garantir mais lucro e reconhecimento aos profissionais do ramo imobiliário. Sobretudo para corretores autônomos, apresentar diferenciais competitivos é fundamental.

Se você gostou deste post, não deixe de nos seguir nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.