Você sabe como a taxa Selic intefere no valor dos imóveis?

Você sabe qual é a ligação entre a taxa Selic e os imóveis? Essa é uma das taxas mais comentadas nas negociações imobiliárias. Sendo assim, é extremamente importante conhecê-la e saber de que forma ela determina os valores das edificações. Um corretor que domina esse tema certamente ganhará competitividade frente aos concorrentes, pois passará mais profissionalismo e credibilidade aos seus clientes.

Se você ainda não sabe exatamente o que é a taxa Selic e por que ela pode ser benéfica no cenário atual para a venda de imóveis, não se preocupe. Acompanhe este conteúdo e entenda tudo sobre o assunto!

Afinal, o que é a taxa Selic?

Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Apesar de ser um nome complicado, seu conceito é bastante simples. Trata-se de uma taxa básica de juros na qual os bancos e as demais instituições financeiras baseiam-se para calcular os juros a serem cobrados nas mais diversas modalidades de crédito.

Ela também é muito utilizada em empréstimos realizados entre os bancos, nas aplicações em títulos públicos federais, bem como regula as taxas da poupança, do cartão de crédito e dos financiamentos. Assim, o governo usa a Selic como uma ferramenta essencial para controlar a economia de forma eficaz.

Como ela funciona?

Para entender como ela funciona na prática, vamos pensar no seguinte exemplo: se a inflação no Brasil estiver muito alta, o Banco Central aumenta a Selic. Consequentemente, os juros ficarão mais altos, e o resultado será a queda do consumo.

Seguindo a lei da oferta e da procura, os preços caem, e a inflação diminui. Por sua vez, quando a economia está enfraquecida, e a inflação está sob controle, a taxa de juros é reduzida para aumentar a oferta de crédito e estimular o consumo.

Como ela é determinada?

A taxa Selic é definida por um órgão do Banco Central, o Copom — Comitê de Política Econômica. Os membros se reúnem a cada 45 dias para decidir qual valor terá a taxa no mês e meio seguinte. Essas reuniões seguem um calendário estipulado no ano anterior e, geralmente, duram 2 dias.

Para chegar a um resultado, são analisadas questões técnicas, perspectivas para a economia nacional e internacional, condições de liquidez e comportamento dos mercados. Após a avaliação atenta desses elementos, os membros do comitê realizam uma votação, e o índice é divulgado no mesmo dia.

Qual é a relação entre a taxa Selic e os imóveis?

Apesar de não ser uma taxa específica para o mercado imobiliário, a taxa Selic tem forte influência sobre esse setor. Isso porque um imóvel é um bem que custa milhares (ou milhões) de reais. Isso faz com que muitas pessoas recorram ao financiamento na hora de comprar uma casa ou um apartamento.

Com a taxa baixa, o crédito imobiliário se torna mais atrativo, estimulando pessoas a adquirirem um imóvel. Aliás, em agosto de 2020, o Copom baixou a taxa Selic para o menor patamar da história: 2% ao ano. A título de comparação, em 2017, o índice era de 13% ao ano. Isso significa uma excelente oportunidade para o setor imobiliário crescer. Afinal, a Selic também puxa os outros juros para baixo. No caso dos financiamentos imobiliários, eles se tornam ainda mais acessíveis, gerando maior procura por imóveis.

Agora que você entendeu a ligação entre taxa Selic e imóveis, não deixe de aproveitar as oportunidades do momento favorável para o mercado imobiliário. Com esse conhecimento, você passará mais confiança aos seus clientes e fechará ótimos negócios.

Que tal compartilhar este post nas redes sociais? Assim, mais pessoas descobrirão que esse é um bom momento para realizar o sonho de comprar um imóvel!