Como ser um corretor de imóveis? Veja o passo a passo para iniciar a carreira!

Apesar da retração na economia, provocada pela pandemia, o mercado imobiliário não sofreu grandes impactos. Trata-se de um ramo considerado estável e seguro, que não apresenta tantas oscilações. Tanto é verdade que a busca por imóveis voltou a crescer.

Sendo assim, a tendência natural é que esse segmento continue se expandindo cada vez mais. Inspiradas por esse cenário positivo, muitas pessoas têm mudado de ramo profissional e ingressado na área da corretagem. E aí surge a importância de saber como ser um corretor de imóveis

Está pensando em atuar nesse ramo, mas ainda tem dúvidas sobre como começar? Pensando nisso, preparamos este post como um guia completo, contendo o passo a passo de como iniciar a carreira como corretor de imóveis. Acompanhe a leitura e confira os detalhes!

Ingressar em algum curso profissionalizante

Engana-se quem pensa ser necessário concluir um curso de ensino superior em Ciências Imobiliárias para atuar como corretor de imóveis. De fato, não há a exigência de graduação para ser um profissional da corretagem, além de não ser nenhuma garantia para ter sucesso no mercado. De qualquer forma, é uma forma de enriquecer o currículo e ganhar mais conhecimentos no ramo, além de abrir as portas para trabalhar em uma imobiliária de renome, por exemplo.

Na verdade, o indivíduo que almeja atuar como corretor de imóveis precisa ter concluído o ensino médio e ingressar em um curso do tipo profissionalizante, condição exigida para obter o devido registro no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).

O curso de formação traz conhecimentos em vários setores, não apenas no ramo imobiliário, como matemática financeira, noções jurídicas, de arquitetura e paisagismo etc. O indivíduo pode realizar o curso de Gestão Imobiliária, que pressupõe 2 anos de estudo, ou o curso técnico em Transações Imobiliárias, que costuma durar de 4 a 12 meses.

Para obter o diploma, o indivíduo deve concluir o curso de formação para corretores para solicitar o registro como corretor de imóveis perante o CRECI do seu estado. O curso requer a aprovação nas disciplinas e o cumprimento de um estágio obrigatório e supervisionado de, no mínimo, 128 horas. A experiência na área é essencial para que o profissional entenda a dinâmica do mercado imobiliário.

Realizar o registro no CRECI

O CRECI é um órgão fiscalizador e regulatório da profissão de corretor de imóveis. Ele tem a função de verificar se os profissionais estão atuando conforme as exigências e normas legais. A carteira profissional é entregue ao corretor de imóveis por meio de um evento solene. Mas, para que o indivíduo tenha o seu pedido de registro aprovado no CRECI e possa ser credenciado no Conselho, é necessário atender a requisitos específicos, como:

  • ser maior de idade;
  • realizar estágio para obter experiência na área;
  • ter completado o ensino médio;
  • ter um diploma específico na área de caráter profissionalizante, que traz a devida formação ao corretor.

Aprender técnicas de vendas

Antes de qualquer coisa, você deve criar uma conexão com o cliente. Nesse sentido, o corretor de imóveis deve aprender habilidades ligadas à ciência da neurolinguística, para negociar imóveis e utilizar técnicas eficientes de persuasão de vendas, com o intuito de fazer despertar o interesse nos clientes por determinado imóvel, fazendo com que eles enxerguem valor e vantagens na conclusão da negociação imobiliária.

É importante aprender estratégias de vendas com o objetivo de convencer o cliente a concluir o negócio de compra e venda. Antes de tudo, converse com ele e conheça o seu perfil. Procure entender as suas queixas e o tipo de imóvel que ele procura. Você deve preocupar-se com as necessidades e expectativas do seu público, com o intuito de influenciar positivamente o comportamento do consumidor e aumentar as chances de vendas.

Saber lidar com as novas tecnologias do mercado

Em decorrência da necessidade de isolamento social, reuniões e atendimentos com os clientes passaram a ser feitos online, de maneira remota. Nesse sentido, as ferramentas tecnológicas ganham destaque como sendo ótimas aliadas para os corretores.

A utilização de sistemas de CRM (Customer Relationship Manager) auxilia na organização da rotina dos corretores e permite que eles prestem um trabalho mais eficiente e de qualidade. Afinal, o sistema atua no gerenciamento do relacionamento com os clientes e otimiza o trabalho do profissional.

As tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada também proporcionaram aos clientes a chance de visitar o imóvel de modo virtual, com a possibilidade de conhecer os detalhes das suas instalações e ter uma noção mais real sobre a metragem, o tamanho dos cômodos, as condições de instalações elétricas, hidráulicas etc.

A disponibilização de canais de comunicação direta com os clientes também tem as suas vantagens, uma vez que demonstra que o corretor se preocupa com o cliente, ao oferecer o suporte necessário quando ele precisar. Essa estratégia proporciona mais segurança e credibilidade. E aí ganha destaque a Inteligência Artificial, acompanhada dos canais omnichannel e chatbots em sites, redes sociais e apps, como o Whatsapp.

Conhecer o mercado imobiliário

O corretor de imóveis deve buscar sempre a atualização e o aprimoramento das habilidades para ter destaque nesse segmento tão competitivo. Desse modo, torna-se essencial conhecer mais sobre o mercado imobiliário — comportamento do consumidor, regiões com maior procura, tendências de lançamentos, novas formas de financiamento, políticas de incentivo do governo etc. Portanto, frequente eventos direcionados para o aperfeiçoamento nessa carreira — inscreva-se em palestras e workshops, converse com outros corretores e construa uma rede sólida de networking.

O mercado imobiliário é bastante amplo e oferece muitas oportunidades de trabalho para o profissional que deseja atuar nesse segmento, seja de modo autônomo, seja associado a uma imobiliária. Portanto, saber como ser um corretor de imóveis e entender as suas funções é o primeiro passo para se destacar e construir uma carreira sólida e de sucesso. Aproveite que esse ramo está se recuperando rapidamente e vem demonstrando sinais de expansão para começar já a sua preparação. Não perca tempo e aproveite as oportunidades que estão surgindo!

Quer melhorar o seu nível de convencimento perante os clientes? Então, saiba como se comunicar melhor e obter mais chances de fechamento das vendas!