Confira nossas 5 dicas infalíveis de como vender terrenos!

A venda de terrenos não é tão simples, pois envolve questões jurídicas e técnicas, decisões difíceis e um número elevado de pessoas. Saber como vender terrenos não é a mesma coisa que uma casa pronta ou em fase de construção. Enquanto as pessoas costumam comprar imóveis para morar ou alugar, os terrenos são comprados, na maioria das vezes, como investimento.

Nesse sentido, nem sempre há planejamento de construção, mas sempre existe algum interesse em valorizar o terreno. Em alguns casos, as pessoas já têm planos de construir uma casa para venda ou aluguel, ou mesmo para uso pessoal. O êxito na venda de terrenos depende, em grande parte, da capacidade de alcançar o público certo. Quer saber o que fazer? Confira nossas 5 dicas sobre como vender terrenos!

Quais são as diferenças entre lote e terreno?

Antes de ver sobre como vender terrenos, vamos considerar a diferença entre dois conceitos: terreno e lote. O terreno é um grande pedaço de terra, em zona rural ou urbana, destinado à construção de imóveis. Podem ser construídas obras diversas, como casas, lojas, prédios de vários andares, empresariais, e assim por diante. Na zona rural, é costume usar os terrenos para plantar ou criar animais.

O terreno pode ser vendido integralmente, sendo o valor definido por metro quadrado ou acre, que corresponde a 4.046,86 metros quadrados. Mas todo terreno pode ser dividido em partes menores, dando origem ao loteamento. As porções menores de terra são, geralmente, das mesmas dimensões e recebem o nome de “lotes”.

Os lotes costumam ser usados para construir casas geminadas, prédios, sobrados e outros tipos de residências e construções comerciais. Como são parcelas de um terreno, eles tendem a ser mais baratos, o que facilita a venda e oferece maior liquidez ao dinheiro que foi aplicado. Outra diferença é que a manutenção do lote geralmente envolve menos despesas e aspectos burocráticos.

Como bom corretor independente, você conhece as diferenças, mas nunca é demais relembrá-las. Agora, veja nossas dicas de como vender terrenos com mais rapidez e eficiência!

Como vender terrenos?

Saber como vender terreno e lotes pode ser um diferencial valioso para o corretor 2.0, que está sempre atento ao mercado imobiliário e às inovações tecnológicas.

1. Utilize um aplicativo especializado

É interessante usar um aplicativo especializado em mercado imobiliário, que identifique os imóveis disponíveis na região, conforme o bairro em que o profissional trabalha. Assim, é possível limitar as oportunidades a uma área específica e ter acesso aos terrenos e lotes disponíveis com relativa facilidade.

Hoje, uma das prioridades das pessoas é a qualidade de vida. Portanto, vale a pena conhecer regiões em que ela seja boa e realmente chame a atenção de investidores e compradores em geral. Investir em terrenos em locais com áreas verdes e segurança, certamente, é um bom negócio — e os de visão aguçada sabem disso. O corretor deve ficar atento a essas oportunidades.

Além disso, um aplicativo especializado oferece outras funcionalidades que facilitam a gestão de seu trabalho, aprimorando a comunicação com os clientes e aumentando as chances de fechar bons negócios. Há até opções de simular o imóvel em 3D, que já é um grande diferencial para as vendas.

Como vender terrenos nem sempre é tão simples quanto negociar casas, o aplicativo será um facilitador para esse trabalho, automatizando e agilizando alguns processos, como a busca por imóveis e a comunicação com o cliente.

2. Compreenda o histórico do terreno

Não é tão fácil encontrar um terreno que pertença a apenas um proprietário, especialmente em cidades maiores. Atente para a situação legal dos lotes. É importante conferir quem são os proprietários, desde quando os donos detêm o lote ou terreno, o relacionamento que têm entre si e outros pontos.

Informe-se, também, sobre a existência de um inventário, em que situação esse processo se acha, se o terreno está situado em alguma reserva florestal. Enfim, é importante averiguar todas as possibilidades legais para evitar surpresas negativas tanto para você quanto para seu cliente.

3. Conheça a área do terreno

Você deve conhecer bem a região onde o terreno está localizado. Visite o bairro e explore o quarteirão e as ruas, conheça os vizinhos. Também é necessário buscar informações sobre os tipos de edificações que podem ser construídas nessa região, qual é a porcentagem legal de ocupação do terreno e outras questões que podem ser relevantes para a pessoa que deseja comprar. 

Para acessar esses dados, vá à Prefeitura do Município e conheça o zoneamento de cada área e o Plano Diretor. Os corretores que oferecem informações adicionais, que vão além da metragem do terreno e da sua localização básica, costumam atrair mais a atenção dos potenciais compradores.

4. Anuncie o terreno para vender

Como vender terreno, se não fizer um anúncio? Para isso, você deve aplicar os métodos tradicionais, como a instalação de placas de venda, folders e jornais, em conjunto com as soluções mais modernas, como as redes sociais e os sites. As ferramentas digitais permitem alcançar uma grande quantidade de pessoas a custos mais baixos.

Um exemplo é o Facebook, onde é possível criar anúncios segmentados a consumidores de perfis diferentes: interessados na compra de terrenos, pertencentes a determinada faixa etária, incluídos em poder de aquisição específico e moradores a uma distância específica do terreno. Um direcionamento detalhado contribui para a criação de campanhas que oferecem resultados mais promissores e menores investimentos.

Também vale a pena manter uma landing page ou site, frequentemente atualizado. É outra solução digital que ajuda a apressar a venda do terreno por custos mais vantajosos para o corretor, quando comparamos com as soluções convencionais.

5. Conserve o terreno limpo e organizado

É importante que o vendedor, ou o próprio corretor responsável pela manutenção e venda do terreno, mantenha o local limpo e organizado. Muito mato, principalmente alto, e lixo acumulado passam uma impressão ruim para o potencial comprador.

Uma das primeiras medidas deve ser, portanto, cercar o terreno com alvenaria e, depois, limpá-lo periodicamente para evitar sujeira, insetos e animais nocivos, como cobras e ratos. Além disso, a vegetação em excesso impede uma visualização mais realista do espaço, inclusive de algum declive ou outra irregularidade.

Realmente, vender terrenos tem as suas peculiaridades. Mostramos algumas dicas principais de como vender terrenos para facilitar seu trabalho. Contar com um aplicativo especializado faz toda a diferença na corretagem imobiliária: seleciona clientes qualificados para a compra, dá acesso privilegiado aos imóveis da região, orienta as atividades de atendimento e favorece bons negócios (você “casa” o imóvel certo com o cliente certo, na hora certa).

Essas são as qualidades do NEWCORE, aplicativo especializado em gestão imobiliária, que permite ao corretor ter todas as informações na palma da mão! Aproveite e entre em contato com nossa empresa para maiores esclarecimentos.