Entenda o que é home equity para o mercado imobiliário

O home equity facilita as negociações do mercado imobiliário. Isso porque permite que investimentos em imóveis aconteçam, sem pesar no bolso do consumidor, já que apresenta melhores condições de pagamento.

Muito popular no Brasil, o home equity dá a opção de o cliente realizar um empréstimo usando um imóvel como garantia, podendo ser contratado por pessoas físicas e jurídicas. Quer saber como funciona o home equity no mercado imobiliário? Veja mais no post!

O que é home equity para o profissional imobiliário?

Hoje, o cliente exige mais conhecimento do corretor de imóveis. Aqueles que desejam ter sucesso em sua profissão devem oferecer mais que a venda ou locação de um imóvel, mas prestar um suporte na negociação com o banco, para formalização de financiamentos ou empréstimos.

Dentre os empréstimos, o profissional imobiliário deve conhecer o home equity, que pode facilitar o fechamento de contratos. Como dito, o home equity utiliza um imóvel como garantia na hora de pedir um imóvel.

Mas a propriedade pode ser alugada? Sim! Você, corretor, pode ajudar o seu cliente a obter empréstimo com seu imóvel alugado. Você pode indicar o home equity e impedir que seu cliente se desfaça do imóvel para conseguir um alto valor.

É fato que há donos negociando os seus imóveis com urgência para levantar um dinheiro de forma imediata. Você pode acalmar o seu cliente e informar sobre o home equity, o que lhe daria tempo para aguardar uma boa negociação imobiliária.

Usando seu imóvel, seu cliente ganha velocidade, já que um empréstimo pode ser liberado em até 48 horas, após a finalização do processo pela instituição financeira. Contudo, deixe-o ciente de que uma garantia imobiliária não assegura a concessão do crédito, pois o banco vai avaliar o crédito e analisar se a moradia está devidamente regularizada.

O que é home equity para o dono do imóvel?

É possível que o dono do imóvel tenha medo de alienar seu bem, usando-o como garantia de um empréstimo, como acontece no home equity. Por isso, o corretor de imóveis deve mostrar todas as suas vantagens, ao oferecer essa solução.

Você pode falar que o home equity vem se popularizando no país e que todo banco apresenta esse serviço, apesar de não ser muito divulgado. Lembre-se de ressaltar que esse empréstimo não tem nenhuma finalidade específica, podendo usar o dinheiro para realizar qualquer sonho.

Apesar de a titularidade da propriedade passar a ser da instituição financeira, o imóvel continua sendo usado por seu cliente, para morar ou alugar, se o contrato com o banco estiver estipulado. Com o fim do pagamento do empréstimo, a propriedade voltará ao nome de seu cliente.

Quais são os benefícios do home equity?

Clientes que possuem imóveis podem beneficiar-se do home equity, para acessar um empréstimo de forma facilitada e direta. Além disso, há outras vantagens que podem ser citadas pelo corretor de imóveis. Observe!

Soluciona qualquer problema

Não é fácil ou rápido vender um imóvel, principalmente em períodos em que o setor imobiliário enfrenta recessão. Se a intenção do vendedor é angariar altos valores para realização de um projeto, a opção mais ágil é contratar um home equity.

Com o home equity, não é necessário vender a propriedade, uma vez que se trata de um crédito com garantia de imóvel. Essa é a melhor opção para quem tem um imóvel alugado, que assegura condições melhores e pode usar o valor do aluguel para pagar as parcelas do empréstimo.

O home equity é uma ótima solução para problemas financeiros ou tirar os projetos do papel, já que, na hora de pedir o empréstimo, não é preciso informar qual seu destino específico. Há liberdade em seu uso.

Incide juros mais baixos

O aumento de contratação do home equity deve-se à incidência de juros mais baixos, quando comparados a outras modalidades de crédito pessoal. A taxa de juros do home equity é cerca de 14% ao ano, enquanto os empréstimos pessoais contam com juros de mais de 100% ao ano.

Essa diferença dos índices dos juros decorre da existência de um imóvel como garantia, o que torna a negociação financeira mais segura para as instituições financeiras, pois o risco de inadimplência é menor.

Tem prazos mais longos

O home equity conta com prazo de pagamento maior, podendo quitá-lo em até 20 anos, aproximadamente. Assim, o cliente vai conseguir arcar com o valor das parcelas sem comprometer a maior parte de seu salário.

O interesse da instituição financeira não é ficar com o imóvel. Por isso, facilita o pagamento, para que o crédito seja pago sem gerar endividamento para o contratante. Seu objetivo é receber pelo valor emprestado!

Contratação de créditos maiores

Ao buscar o home equity, o cliente pode solicitar o valor que julgar necessário, mesmo que seja considerado alto, podendo pagá-lo em maior prazo e com juros menores.

Quanto precisa para realizar um sonho ou quitar dívida? Calcule os custos que terá e procure uma instituição financeira. A garantia do imóvel pode facilitar a contratação de créditos maiores.

Como o home equity funciona?

O primeiro requisito para solicitar um empréstimo home equity é que o contratante tenha um imóvel quitado em seu nome, uma vez que se fundamenta em uma garantia de imóvel. Cumprido esse quesito, o contratante deve escolher um banco e aguardar o seguinte passo a passo:

  • a instituição financeira avalia a regularidade do imóvel, para saber se o recebe como garantia do empréstimo;
  • estando devidamente regularizado, o banco vai receber o imóvel como garantia e libera o valor solicitado na conta pessoal do contratante;
  • é feita a transferência de propriedade do imóvel para a financeira, até que o empréstimo seja integralmente quitado pelo contratante.

Ao contratar um home equity, fique atento ao Custo Efetivo Total (CET), aplicado pelo banco, quanto às tarifas e aos registros cobrados. Compare os custos totais de cada financiadora e veja qual apresenta maiores vantagens aos clientes.

Diante de tantos benefícios, é fato que o home equity é importante para aumentar as negociações no mercado imobiliário, já que os valores solicitados podem ser utilizados com qualquer finalidade, inclusive, investir em imóveis!

Ademais, ao oferecer essa solução ao cliente mais afoito, você evita que uma venda seja feita às pressas somente pela necessidade de receber um valor, o que poderia deixá-lo insatisfeito a longo prazo e atrapalhar seu processo de retenção de clientes. Assim, orientando de forma correta, você mostra o diferencial como profissional e assegura a felicidade de todos que lhe contratarem.

O que achou desse post? Continue conosco e veja 5 dicas de como aumentar a produtividade de vendas!