Marketing emocional: como despertar a emoção do seu cliente na hora da compra?

Sabia que é possível despertar a emoção do seu cliente no ato da compra do imóvel? A estratégia usada nesse momento é o marketing emocional.

Com ele, você deixa de lado aquela maneira mecânica de vender. E, além de entender o sentimento do seu consumidor, faz com que ele desenvolva novas sensações a respeito de sua moradia.

Quer saber um pouco mais sobre essa ação e como desenvolvê-la do jeito certo? Continue a leitura deste artigo para descobrir!

O que é marketing emocional?

O marketing emocional tem como objetivo engajar seus clientes por meio de emoções. Por exemplo, se um empreendimento será lançado em breve, é possível despertar o sentimento de urgência para a compra.

Esse tipo de marketing trabalha com mensagens persuasivas, mas sem a intenção de forçar algo para o consumidor. Ele, na verdade, desenvolve e constrói uma conexão real e que também respeita a necessidade do cliente naquele momento.

É possível utilizar estratégias emocionais tanto na negociação realizada pessoalmente quanto no contato online com o público. Cada etapa pode envolver diferentes emoções e sentimentos e deve ser administrada com cuidado para que o cliente não crie impressões negativas, como cansaço e indecisão.

Quais são as principais vantagens de usá-lo no mercado imobiliário?

O marketing emocional ainda apresenta inúmeras vantagens no mercado imobiliário. Veja só quais são as principais!

Ajuda nas primeiras impressões

A primeira impressão é a que fica. Você já conhece bem esse ditado, não é mesmo? Quando a emoção é usada durante a visita a um imóvel, o cliente constrói uma imagem quase impossível de ser desmontada posteriormente.

Cria um bom relacionamento

A empatia é uma das principais emoções usadas no mercado imobiliário. Afinal, é preciso mostrar ao cliente que você se importa com as necessidades dele e que quer ajudá-lo. Trata-se de algo essencial para criar um bom relacionamento e fortalecer a negociação.

Contribui para sua imagem profissional

Você, como corretor, tem uma imagem profissional para cuidar. A emoção faz parte desse processo, pois transmite o seu jeito de trabalhar, a sua identidade e a sua visão sobre o mercado.

Como usar o marketing emocional para a venda de imóvel?

Na prática, como o marketing emocional pode ser usado para a venda de um imóvel? Aqui estão algumas ações que apresentam excelentes resultados.

Apresente com emoção

Use a emoção na apresentação do imóvel para o cliente: mostre possibilidades, fale como a vida pode ser feliz e segura naquele local e passe positividade ao falar sobre vantagens.

Tenha uma boa comunicação

Transforme informações técnicas em boas histórias. Cative os clientes com a dinâmica da venda e, até mesmo, fale um pouco sobre o seu trabalho e a sua relação com imóveis. Não se esqueça de ouvir também o que o consumidor tem a dizer sobre como ele se sente a respeito da compra e como vê sua vida dentro daquele imóvel.

Preze pelo acolhimento

Faça com que seu cliente se sinta parte de seu trabalho. Ele não deve ser apenas um número, portanto, transmita conforto e acolhimento ao longo do atendimento. Isso é um sinal de confiança e exclusividade, duas características essenciais para fechar qualquer negócio.

Viu só como marketing emocional é uma ferramenta valiosa no mercado imobiliário? Comece já a colocar essas dicas em prática e tenha clientes mais satisfeitos e felizes.

Não se esqueça de que as dicas são válidas para o ambiente online. Veja também como entrar em contato com o cliente em meios digitais e aprimore as estratégias emocionais!