Qual o impacto da inovação no mercado imobiliário?

O avanço tecnológico é responsável pela dinâmica atual da sociedade, marcada por mudanças em diversos aspectos, como na rotina de trabalho, relações de consumo e hábitos de vida. A inovação no mercado imobiliário segue essa tendência, ao transformar a relação entre os corretores de imóveis e os seus clientes.

Por exemplo, as vendas agora podem ser feitas dentro de um ambiente virtual. Trata-se de uma inovação que modifica a prospecção de clientes e exige atualização constante do corretor para se manter competitivo e conseguir se destacar no mercado.

As tecnologias vêm representando um grande paradigma para o setor imobiliário. Se você quer entender melhor como as novas ferramentas impactam o dia a dia dos corretores, continua a leitura!

A adaptação à era digital

O mundo contava apenas com 361 milhões de internautas em 2000 e 1,9 bilhões em 2010. Hoje, o número saltou para 3,9 bilhões (51,2% da população de todo o planeta), segundo dados divulgados no final de 2018 pela International Telecommunications Union (ITU).

O crescimento vertiginoso do acesso à internet criou novas oportunidades profissionais, abriu espaço para recursos como a inteligência artificial e revolucionou as relações de consumo. Uma pesquisa realizada com 673 internautas nas 27 capitais brasileiras atesta que 89% dos participantes realizaram pelo menos uma compra online no último ano.

Hoje em dia, além de estar conectado às redes sociais e outras facilidades do mundo virtual, prezamos pela interconexão, a capacidade de integrar aplicativos, e-mail e outras diferentes plataformas. A experiência do usuário é uma preocupação no âmbito corporativo e ganha notoriedade quando falamos de inovação no mercado imobiliário.

O corretor de imóveis deve aproveitar a inserção natural da tecnologia à vida do consumidor para otimizar a prestação de seus serviços. É uma forma de conquistar o público, reproduzindo a tendência adotada por ele — sem deixar de surpreendê-lo com as novidades no ramo.

Os recursos da inovação no mercado imobiliário

Experiências imersivas, QR codes em placas e cartões de visitas, produção de conteúdo para marketing digital e aplicativos de vendas exemplificam os avanços do segmento imobiliário. Confira um pouco mais sobre os recursos da área a seguir.

As facilidades trazidas pela tecnologia

Uma das maneiras mais práticas de utilizar a tecnologia a favor do seu negócio atualmente é o marketing digital. Produzir conteúdo para a internet chama a atenção do seu público, aproximando-o das suas soluções imobiliárias.

O QR code é outra tecnologia que melhora a experiência do cliente no setor imobiliário. Funcionando como uma espécie de código de barra, basta que alguém aponte a câmera de um smartphone em direção ao código para conferir alguns detalhes (o smartphone precisa contar com o devido programa de leitura).

Por exemplo, caso um potencial cliente veja o imóvel por fora e queira saber mais informações sobre ele, o código criptografado na placa permite que a pessoa veja preços, fotos dos cômodos, tamanho do imóvel, entre outras informações. O QR code também pode ser inserido em cartões de visita, folders e panfletos.

Outra inovação no mercado imobiliário é a realidade virtual, ao permitir que o potencial cliente conheça um imóvel sem a necessidade de visitá-lo fisicamente. Se uma pessoa localizada na Austrália quiser adquirir uma casa em território brasileiro, a visita pode ser feita por meio dos óculos VR.

Uma solução mais acessível e prática hoje em dia é o aplicativo para corretor de imóveis. Trata-se de uma ferramenta que ajuda o corretor a agendar compromissos, acompanhar movimentações financeiras e cumprir outras tarefas do seu dia a dia.

Os impactos na vida do corretor de imóveis

Aderir às inovações no mercado imobiliário cria uma relação transparente entre o cliente e o profissional, contribui para o aumento da produtividade do corretor e agiliza negociações.

A venda é um processo que tem mais chance de ser finalizado quando se investe em uma boa experiência do cliente. Utilizar ferramentas como o QR code demonstra a preocupação do corretor em facilitar o acesso às informações do imóvel e aumentar a confiança do cliente para fechar negócio.

Se o portfólio do corretor está cheio de propriedades na região X, enaltecer a vizinhança por meio de conteúdos sobre o tema e vídeos com os donos de restaurantes, bares e outros pontos comerciais da localidade pode aumentar o interesse do público.

O corretor de imóveis também pode se utilizar das métricas das redes sociais para direcionar a sua atuação. Hoje, redes como o Facebook e Instagram contam com ferramentas úteis para avaliar o engajamento de determinado público-alvo, além de servirem como plataformas de anúncio.

O diferencial dos aplicativos de vendas

Os aplicativos de vendas para corretores representam uma inovação no mercado imobiliário que colabora para uma tarefa de extrema importância em tempos de transformação digital: a gestão das informações.

Afinal, fidelizar clientes fica mais fácil quando os dados estão armazenados em softwares. No caso dos corretores, o aplicativo de vendas da NEWCORE cumpre com precisão essa tarefa.

A gestão de relacionamento com o cliente (CRM) é feita no próprio aplicativo, ao registrar interações e facilitar a identificação do perfil do comprador para a oferta de imóveis compatíveis.

O corretor de imóveis também tem acesso a clientes qualificados, com intensão real de fazer negócio, o que aumenta as chances de conversão de vendas e reduz o tempo de transações. Além disso, o profissional passa a trabalhar no distrito que conhece, o que facilita a negociação com os clientes.

Para o corretor de imóveis autônomo, o aplicativo da NEWCORE oferece a chance de fazer os seus próprios horários e ter os imóveis anunciados gratuitamente. O profissional ainda recebe treinamentos diários por meio de vídeos para alavancar a sua carreira.

Essa tecnologia também ajuda o corretor a gerenciar os imóveis no seu portfólio e a organizar os seus compromissos em uma plataforma com interface de fácil acesso e usabilidade. A comunicação digital também evita que se gaste tempo e dinheiro com deslocamentos.

Notou como a inovação no mercado imobiliário chegou para trazer benefícios tanto ao corretor quanto ao cliente? Utilize os recursos tecnológicos para aumentar a sua produtividade, ganhar um diferencial competitivo e aumentar a sua renda no fim do mês.

Se quiser desenvolvimento profissional e ótimos resultados, baixe o aplicativo da NEWCORE e tenha o seu negócio na palma da mão.