Qual o impacto da inovação no mercado imobiliário?

O avanço tecnológico é responsável pela dinâmica atual da sociedade, marcada por mudanças em diversos aspectos, como na rotina de trabalho, relações de consumo e hábitos de vida. A inovação no mercado imobiliário segue essa tendência, ao transformar a relação entre os corretores de imóveis e os seus clientes.

Por exemplo, as vendas agora podem ser feitas dentro de um ambiente virtual. Trata-se de uma inovação que modifica a prospecção de clientes e exige atualização constante do corretor para se manter competitivo e conseguir se destacar no mercado.

As tecnologias vêm representando um grande paradigma para o setor imobiliário. Se você quer entender melhor como as novas ferramentas impactam o dia a dia dos corretores, continua a leitura!

A adaptação à era digital

O mundo contava apenas com 361 milhões de internautas em 2000 e 1,9 bilhão em 2010. Hoje, o número saltou para 3,9 bilhões (51,2% da população de todo o planeta), segundo dados divulgados no final de 2018 pela International Telecommunications Union (ITU).

O crescimento vertiginoso do acesso à internet criou oportunidades profissionais, abriu espaço para recursos como a inteligência artificial e revolucionou as relações de consumo. Uma pesquisa realizada com 673 internautas nas 27 capitais brasileiras atesta que 89% dos participantes realizaram pelo menos uma compra online no último ano.

Hoje em dia, além de estar conectado às redes sociais e outras facilidades do mundo virtual, prezamos pela interconexão, a capacidade de integrar aplicativos, e-mail e outras diferentes plataformas. A experiência do usuário é uma preocupação no âmbito corporativo e ganha notoriedade quando falamos de inovação no mercado imobiliário.

O corretor de imóveis deve aproveitar a inserção natural da tecnologia à vida do consumidor para otimizar a prestação de seus serviços. É uma forma de conquistar o público, reproduzindo a tendência adotada por ele — sem deixar de surpreendê-lo com as novidades no ramo.

Os recursos da inovação no mercado imobiliário

Experiências imersivas, QR codes em placas e cartões de visitas, produção de conteúdo para marketing digital e aplicativos de vendas exemplificam os avanços do segmento imobiliário. Confira um pouco mais sobre os recursos da área a seguir.

As facilidades trazidas pela tecnologia

Uma das maneiras mais práticas de utilizar a tecnologia a favor do seu negócio atualmente é o marketing digital. Produzir conteúdo para a internet chama a atenção do seu público, aproximando-o das suas soluções imobiliárias.

O QR code é outra tecnologia que melhora a experiência do cliente no setor imobiliário. Funcionando como uma espécie de código de barra, basta que alguém aponte a câmera de um smartphone em direção ao código para conferir alguns detalhes (o smartphone precisa contar com o devido programa de leitura).

Por exemplo, caso um potencial cliente veja o imóvel por fora e queira saber mais informações sobre ele, o código criptografado na placa permite que a pessoa veja preços, fotos dos cômodos, tamanho do imóvel, entre outras informações. O QR code também pode ser inserido em cartões de visita, folders e panfletos.

Outra inovação no mercado imobiliário é a realidade virtual, ao permitir que o potencial cliente conheça um imóvel sem a necessidade de visitá-lo fisicamente. Se uma pessoa localizada na Austrália quiser adquirir uma casa em território brasileiro, a visita pode ser feita por meio dos óculos VR.

Uma solução mais acessível e prática hoje em dia é o aplicativo para corretor de imóveis. Trata-se de uma ferramenta que ajuda o corretor a agendar compromissos, acompanhar movimentações financeiras e cumprir outras tarefas do seu dia a dia.

Os impactos na vida do corretor de imóveis

Aderir às inovações no mercado imobiliário cria uma relação transparente entre o cliente e o profissional, contribui para o aumento da produtividade do corretor e agiliza negociações.

A venda é um processo que tem mais chances de ser finalizado quando se investe em uma boa experiência do cliente. Utilizar ferramentas como o QR code demonstra a preocupação do corretor em facilitar o acesso às informações do imóvel e aumentar a confiança do cliente para fechar negócio.

Se o portfólio do corretor está cheio de propriedades na região X, enaltecer a vizinhança por meio de conteúdos sobre o tema e vídeos com os donos de restaurantes, bares e outros pontos comerciais da localidade pode aumentar o interesse do público.

O corretor de imóveis também pode se utilizar das métricas das redes sociais para direcionar a sua atuação. Hoje, redes como o Facebook e Instagram contam com ferramentas úteis para avaliar o engajamento de determinado público-alvo, além de servirem como plataformas de anúncio.

Transformações e recursos que otimizam os processos

As transformações tecnológicas foram essenciais para melhorar os processos. Os recursos que passaram a ser adotados reduziram as burocracias e tornaram o mercado imobiliário mais eficiente e rápido.

Os recursos tecnológicos agregam valor a experiência que o cliente tem com o corretor e imobiliária. Isso pode ser decisivo no momento de fechar um contrato, pois quanto melhor a prestação do serviço, maior a possibilidade de captar o consumidor.

Além disso, o emprego de tecnologias auxilia na integração da informação, que pode ser acessada em tempo real. Sabemos que estamos na era da informação. Logo, acompanhá-las pode lhe destacar no mercado imobiliário, já que você vai conseguir apresentar inovações para seu público-alvo.

O diferencial dos aplicativos de vendas

Os aplicativos de vendas para corretores representam uma inovação no mercado imobiliário que colabora para uma tarefa de extrema importância em tempos de transformação digital: a gestão das informações.

Afinal, fidelizar clientes fica mais fácil quando os dados estão armazenados em softwares. No caso dos corretores, o aplicativo de vendas da NEWCORE cumpre com precisão essa tarefa.

A gestão de relacionamento com o cliente (CRM) é feita no próprio aplicativo, ao registrar interações e facilitar a identificação do perfil do comprador para a oferta de imóveis compatíveis.

O corretor de imóveis também tem acesso a clientes qualificados, com intenção real de fazer negócio, o que aumenta as chances de conversão de vendas e reduz o tempo de transações. Além disso, o profissional passa a trabalhar no distrito que conhece, o que facilita a negociação com os clientes.

Para o corretor de imóveis autônomo, o aplicativo da NEWCORE oferece a chance de fazer os seus próprios horários e ter os imóveis anunciados gratuitamente. O profissional ainda recebe treinamentos diários por meio de vídeos para alavancar a sua carreira.

Benefícios da adaptação do corretor às inovações

As inovações comprovam que o mercado imobiliário está em constante mudança, sempre tendo novidades. O corretor de imóveis que não sabem das novas tendências acaba ficando para trás e deixando de ser um profissional competitivo no mercado.

Assim, adaptar-se às mudanças é essencial para sua sobrevivência como corretor, trazendo inúmeros benefícios. Veja os principais deles a seguir!

Captação e fidelização de cliente

É fato que os clientes buscam profissionais capacitados para atendê-los. Por isso, é imprescindível que você vá além das expectativas do cliente, apresentando as novidades do mercado que tem a ver com seu perfil.

Dessa forma, ao perceber todo o seu conhecimento, o cliente vai ter certeza que você é o profissional ideal para auxiliá-lo a encontrar o imóvel dos sonhos, que se encaixe em suas necessidades. Lembre-se que um cliente satisfeito tem o poder de atrair mais 10. Por essa razão, sempre mostre o seu melhor e busque a conversão da venda.

Outro benefício é a facilidade para fidelizar clientes. Quando os consumidores percebem toda atualização sobre as novas tendências, além de lhe indicar para amigos e familiares, vai ser você o procurado se uma nova demanda surgir.

Serviços mais inteligentes e livres de erros

O uso da tecnologia no mercado imobiliário foi uma das maiores inovações, por revolucionar os serviços, tornando-os mais inteligentes e livres de erros. A automatização melhora os processos, facilita a obtenção de dados e possibilita que as ações de marketing e venda sejam precisas.

Suas ações são exatas e livre de erros, uma vez que os recursos tecnológicos apresentam informações corretas e embasam as decisões dos corretores, que, por sua vez, vai ser mais acertada, prestando um serviço mais qualificado.

Facilidade na comunicação

O mundo inteiro aderiu aos meios eletrônicos para se comunicar, pela rapidez dos contatos. Assim todos economizam tempo e resolvem suas demandas o mais rápido possível. É lógico que os corretores devem seguir a tendência mundial e utilizar os meios de comunicação mais aderidos pelos clientes.

A tecnologia facilita os atendimentos aos clientes, que pode ser feito por WhatsApp, Telegram, e-mail, chat e redes sociais. Contudo, responda todos os contatos em tempo hábil. Quanto mais rápido, melhor.

Maior autonomia nos processos

Os processos tornam-se autônomos, pois sozinhos controlam todo o andamento da sua atividade e agilizam diversas ações. Tanto é verdade que já existem aplicativos que desenvolvidos para acompanhar a conversão dos clientes em venda.

Há apps que demonstram em quais etapas do funil de vendas maior parte dos clientes estão, os índices do negócio e outras informações importantes para o bom desenvolvimento de sua atividade de corretor.

Portanto, é evidente que a inovação revolucionou o mercado imobiliário. Toda a tecnologia ajuda o corretor a gerenciar os imóveis no seu portfólio e a organizar os seus compromissos em uma plataforma com interface de fácil acesso e usabilidade. A comunicação eletrônica também evita que se gaste tempo e dinheiro com deslocamentos. Assim, fica claro que as transformações digitais traz benefícios tanto ao corretor quanto ao cliente. Por isso, utilize os recursos tecnológicos para aumentar a sua produtividade e ganhar um diferencial competitivo e aumentar a sua renda no fim do mês.

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