Etiqueta digital: o que é e como um corretor de imóvel deve se comportar na web?

Embora a democratização da internet seja algo relativamente recente, as atividades online já se tornaram uma extensão da vida offline. Por isso, engana-se quem pensa que não há regras para interação no ambiente virtual.

Conhecer a etiqueta digital permite que o corretor 2.0 acesse seus clientes de maneira assertiva e sem criar incômodos. Assim, aprender a se comportar na internet é tão importante quanto saber como se portar no meio físico.

Portanto, se você nunca tinha parado para pensar no assunto e quer conhecer algumas dicas, continue a leitura deste post e aplique todas as regras de etiqueta digital daqui por diante. Confira o que fazer!

Afinal, o que é etiqueta digital?

Assim como acontece no mundo físico, existem as regras de etiqueta que servem de diretrizes de conduta e comportamento para facilitar o convívio em sociedade no mundo digital. A etiqueta digital é pautada no respeito ao espaço do outro, a diferentes culturas e costumes.

É a partir dela que é possível expressar ideias, acessar pessoas e argumentar de maneira inteligente e respeitosa. Afinal, uma pessoa educada não tenta impor aos outros suas próprias regras e maneira de agir ou pensar.

Exercer a liberdade de expressão com educação e respeito evita, por exemplo, que você seja uma pessoa taxada de arrogante ou inconveniente nas interações digitais.

Quais são as principais regras de etiqueta para o corretor 2.0?

A internet conecta pessoas de diferentes culturas e com costumes variados. Dessa forma, às vezes pode ser difícil consolidar regras de etiqueta digital. No entanto, existem algumas dicas que sempre funcionam e podem evitar que você seja mal visto na rede. Veja quais são!

Não deixe de responder as mensagens

Imagine que situação desagradável fazer uma pergunta a alguém e simplesmente não obter uma resposta. Fatalmente, você teria uma impressão ruim, não é mesmo?

Tudo bem que as mensagens virtuais não demandem uma resposta tão imediata quanto nas relações offline. Ainda assim, deixar uma pessoa sem resposta por muito é algo negativo. Fazendo isso, alguém pode interpretar sua atitude como insensibilidade, o que é péssimo para os negócios.

Responda às perguntas com objetividade

Um atendimento eficiente precisa ser objetivo. Responda às perguntas dos clientes em potencial com clareza. Isso não quer dizer que você precisa se comunicar de forma seca ou com poucas palavras, mas responder à pergunta sem muitos rodeios, sem tentar enrolar o cliente ou omitir informações.

As pessoas costumam perceber quando essas situações acontecem, e isso gera desconfiança e contamina sua credibilidade.

Humanize o atendimento

Por mais que a tecnologia e os recursos de Inteligência Artificial tenham o poder de agilizar o atendimento e economizar tempo, é importante ter moderação para não afastar seu público. Afinal, em tempos de chatbots, quem pratica um atendimento humanizado pode conquistar pontos a mais com os clientes.

Então, se você é um corretor independente e quer prospectar com sucesso, é importante usar empatia na hora de se comunicar. Esteja atento aos anseios das pessoas e procure encontrar soluções reais para os problemas. Demonstrar que se importa é a melhor maneira de fortalecer relacionamentos.

Faça um diagnóstico do seu atendimento

Sabemos que nem sempre é fácil ter sucesso com a etiqueta digital na hora de atender os clientes. No entanto, para realizar os ajustes necessários na abordagem da sua comunicação, você precisa começar pelo mapeamento dos seus processos.

Assim, vai ser possível entender se os clientes gostam da sua forma de atendimento e quais pontos merecem atenção. Realizar pesquisas de satisfação é um ótimo recurso.

No entanto, para que o envio da pesquisa não pareça algo inconveniente, é necessário que a mensagem seja curta e objetiva. Quer uma dica? Questione sobre a nota dada ao atendimento, satisfação com o tempo de espera, profissionalismo do atendente e qualidade na solução do problema. A partir da, vai ser fácil criar um plano de ação.

Defina vários meios de comunicação

Ser acessível é muito importante na etiqueta digital. Afinal, disponibilizar várias formas de interação é um gesto de cuidado e inclusão, que demonstra que você se importa em abrir um canal de acesso para todos os perfis de clientes.

Além da comodidade, esse gesto garante um alcance muito maior e permite que seu público consiga se comunicar com você em qualquer situação, seja de um celular enquanto vai para o trabalho, seja de um desktop. Quanto mais prático for o caminho até você, melhor.

Resolva os problemas com rapidez

O tempo é um dos recursos mais preciosos do mundo moderno. Assim, resolver problemas com rapidez demonstra seriedade, comprometimento e eficiência. Sem contar que é uma atitude de respeito com o tempo das outras pessoas.

Sabemos que imprevistos e falhas acontecem. No entanto, sua boa vontade em solucionar essas questões certamente vão demonstrar que você é um profissional sério e especialista na área. A demora, por outro lado, transmite um sentimento de ineficiência que pode comprometer a sua imagem a longo prazo.

Demonstre um pouco de empatia

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro e se solidarizar com sua dor. Por isso, a etiqueta digital sugere que o profissional demonstre se importar com os problemas de seus clientes e interessados!

Agir dessa forma cria um vínculo com o cliente, que gera engajamento e fidelidade. Afinal, antes de pensar em fechar negócio com outra pessoa, ele vai se lembrar do seu serviço. Se alguma coisa acontecer, ainda que não seja diretamente relacionada à transação, você vai fazer todo o possível para ajudar.

Usar a etiqueta digital é um recurso valioso para potencializar os resultados de qualquer empresa. Afinal, esse conjunto de normas de comportamento se baseia em atitudes que demonstram respeito e interesse com o bem-estar dos consumidores. O ambiente virtual substitui o contato olho no olho, o que exige o máximo de zelo e empatia para criar uma proximidade com o público.

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