Uma das características mais fortes do mercado imobiliário é a sua fervorosa concorrência interna, que faz com que os clientes tenham um enorme leque de opções e se tornem bem exigentes. Justamente por isso, para sobreviver nesse mercado é preciso ter características que mantenham você sempre competitivo nesse meio e te destaque em relação aos demais.
Para isso, uma das coisas mais importantes, e que tem o maior impacto, definitivamente é a experiência do cliente nesse processo. É mais que natural que o cliente tenha contato com mais de um consultor durante a sua busca pelo imóvel certo e, durante tal período, um atendimento excepcional, que faça com que seu cliente se sinta leve, confiante e despreocupado, pode fazer a diferença.
Além disso, esse atendimento de qualidade consegue fazer com que, além de você convencer o cliente a fechar a venda, ele ainda te indique para outras pessoas, ou até volte a te procurar no futuro. Por isso, separamos algumas dicas para fazer com que o seu atendimento se torne o verdadeiro diferencial do seu trabalho!
Use a venda consultiva
A primeira dica que temos para dar é que você use a venda consultiva no lugar do método tradicional. Ou seja, evite tentar empurrar ao cliente algo que nitidamente não combina com ele, ou então não atende de alguma maneira as necessidades e expectativas dele, e de forma alguma tente convencê-lo do contrário, pois apenas fará parecer que você não se importa com ele.
Uma situação clássica que exemplifica o que foi dito acima é aquela circunstância pela qual todos nós já passamos um dia. Quando experimentamos alguma roupa ou algo do gênero, e o vendedor nos diz que ficou maravilhoso, por mais que possamos perceber que não era nem de longe o caso.
E o pior é que o vendedor insiste em tentar nos convencer do contrário, não é? Pois, é exatamente assim que seus clientes se sentem! A impressão que passa para ele é que conseguir efetuar a venda é mais importante do que satisfazê-lo ou atender as necessidades e expectativas dele.
Portanto, busque ouvir mais para entender o que o seu cliente deseja e seja o mais sincero possível com ele durante os atendimentos. Ele perceberá sua honestidade e assim vai confiar em você, e isso fará toda a diferença.
Identifique o perfil do seu cliente
Outra coisa fundamental para garantir a melhor experiência possível é saber identificar com que tipo de cliente estamos lidando. Não é difícil notar que existem diferentes tipos de consumidores imobiliários, cada um com suas preferências, desejos, necessidades, objetivos e anseios.
Além disso, após a pandemia, muitas das prioridades das pessoas foram alteradas, causando uma verdadeira transformação no perfil delas. Estar ciente dessas mudanças e percebê-las na busca dos seus clientes, de forma a fazer a proposta mais precisa e adequada para eles, é uma ótima maneira de garantir uma melhora no seu atendimento.
Tenha um atendimento mais humano
O processo de atendimento do cliente é aquele no qual você terá mais contato com ele, e, portanto, é onde mora a sua grande oportunidade de melhorar a experiência dele. Pensando nisso, é importante lembrar que o período de decisão de investimento costuma ser bastante conturbado, por mexer com diversas emoções, expectativas e sonhos.
Em função disso, muitas vezes o cliente pode estar de fato estressado, cansado e receoso, com muitas dúvidas quanto a qual é a decisão certa a se tomar. Por isso, ter paciência, ser compreensivo e acolhedor e transmitir confiança pode ser um verdadeiro diferencial, capaz de fazer com que, em meio a toda pressão da decisão, ele tenha no seu atendimento um pouco de paz.
Essa empatia transmitida para o cliente, em um atendimento mais humano, fará ele se sentir como se estivesse sendo tratado como verdadeiramente uma pessoa, e não apenas mais um número em sua planilha de vendas. Essa diferença de tratamento pode ter um grande peso na hora de escolher com quem e onde fechar negócio.
Conheça o imóvel com detalhes
Saber identificar previamente todas as características, pontos fortes e eventuais defeitos de um imóvel é uma das partes mais importantes do atendimento e da experiência do cliente. Afinal, basta pensar na condição extremamente desconfortável que você seria colocado quando confrontado sobre algo que nem sabia ter no local, já pensou quanta credibilidade você perderia?
Afinal, visita não é sinônimo de venda, e conhecendo previamente todos esses aspectos, você é capaz de preparar o terreno ao falar sobre eles. Apontando que outros pontos fortes da casa podem compensar, ou seja, até mesmo ganhando a confiança deles pela transparência e credibilidade que você passará ao demonstrar conhecer todos os detalhes da propriedade.
Use a tecnologia ao seu favor
O uso da tecnologia no mercado imobiliário é uma das grandes tendências dos últimos anos, e te garantimos que ela veio para ficar. Ter a tecnologia como sua aliada no processo de atendimento te trará inúmeras facilidades que transformarão a experiência do cliente de uma forma extremamente prática e rápida.
A utilização de aplicativos que ligam consumidores a corretores, como o app da NEWCORE, pode agilizar tremendamente a busca dos consumidores. Além disso, os aplicativos contam com ferramentas como as visitas virtuais, com altíssima qualidade. Assim, os interessados podem fazer as visitas a distância, o que representa um gigantesco ganho de tempo e praticidade no atendimento.
Se preocupe com a pós-venda
Manter contato com seus clientes na pós-venda pode ter um impacto que você nem imagina. Além de fazer com que eles sintam que há uma preocupação genuína com o bem-estar deles, isso ainda pode contribuir para que eles te indiquem, ou voltem a te procurar para eventuais novos investimentos imobiliários.
Lembrar de datas como aniversários e eventuais e-mails sobre como estão as coisas em seu novo lar podem ser algumas das ferramentas para um bom atendimento pós-venda.
Enfim, a sinceridade, empatia e humanidade são fundamentais na experiência do cliente, fazendo com que ele se sinta em um ambiente leve e generoso, e não em uma situação tensa e intimidadora. Além disso, estar atualizado, saber fazer bom uso da tecnologia e conhecer bem os imóveis com que está lidando são ótimos diferenciais de atendimento, que melhoram a experiência de seus clientes.
Caso tenha mais curiosidade sobre nossos serviços e o aplicativo, convidamos você a entrar em contato conosco para mais informações.