Todo corretor quer causar uma boa impressão no cliente, pois ela pode influenciar o resultado da negociação imobiliária, que pode terminar em um contrato fechado ou no sumiço do cliente.
É preciso ter cuidado no primeiro contato com ele para que a boa impressão fique, já que um segundo contato pode nem acontecer, daí você perde a venda. Por isso, acompanhe nosso post e veja dicas de como gerar uma boa impressão!
A importância de causar uma boa impressão nos clientes
A boa impressão é importante para iniciar a construção dos relacionamentos, principalmente negociações profissionais. Você precisa demonstrar ao cliente a ligação que existe entre vocês para despertar admiração e confiança.
Quando há uma boa impressão, o cliente interage naturalmente, está disposto ao diálogo e proporciona maior abertura para se conhecerem melhor. Esse é um ponto extra que conta muito na hora de fechar uma venda.
Vantagens de causar uma boa impressão
Provocar uma boa impressão é um modo de conquistar o cliente de maneira silenciosa, estimulando nele o desejo de ter você como seu corretor, por ser competente para te prestar um serviço de corretagem.
O cliente vai ter um bom julgamento sobre você, o que promove uma relação profissional saudável. Além de cativar seu cliente, a sua persuasão será maior e a probabilidade de fechar contratos aumenta significativamente.
5 dicas para causar uma boa impressão no cliente
Agora que você já sabe a importância de causar uma boa impressão, lembre-se de que nem tudo se resume apenas à preocupação com a aparência física, mas um conjunto de atitudes e tratamentos com o outro. Conheça 5 dicas de como impressionar seus clientes!
1. Preocupe-se com a linguagem corporal
A linguagem corporal pode ser sua maior aliada ou inimiga, pois ela participa dos primeiros julgamentos que uma pessoa faz sobre outra. A forma de se expressar corporalmente impacta a impressão do cliente sobre você.
Sua postura transmite uma mensagem. Se estiver inseguro no atendimento, vai ser difícil disfarçar os sinais corporais. É possível que você fique de cabeça baixa, ombros encolhidos ou testa contraída.
Mesmo que de modo inconsciente, você pode transmitir impaciência, se mantiver as mãos na cintura por um longo tempo. Olhar desfocado demonstra desinteresse, mão na boca significa insegurança e lábios comprimidos mostra que você não está comprometido com o que fala.
Por isso, expresse autoconfiança! Durante um atendimento, mantenha um olhar fixo para buscar uma conexão mais profunda com o cliente e demonstrar atenção. Tenha uma postura neutra, com isenção ao ouvir as informações sem nenhum julgamento.
A posição de pernas cruzadas também contribui com sua linguagem corporal. Ela diz que você é firme e confiante. Já os braços cruzados são uma postura pacificadora, podendo utilizá-la em conversas tensas ou desconfortáveis. Fique atento à comunicação não verbal que está empregando!
2. Escute o cliente com atenção
Pratique a escuta ativa, um tipo de comunicação generosa, por demonstrar um interesse genuíno no que está sendo dito. Ouça o cliente com atenção, assimilando e interpretando todas as informações faladas.
Nas negociações imobiliárias, a escuta ativa é imprescindível. Dessa forma, você vai entender qual imóvel é o ideal para o cliente, pois vai entender as entrelinhas da conversa e saber como agradá-lo.
Faça perguntas de confirmação ao seu cliente, falando “eu entendi bem?”, “É isso mesmo?”. Essa é uma boa forma de não errar na interpretação do que lhe foi dito. Realize também perguntas mais profundas sobre a demanda, a fim de gerar conexão com o cliente, tendo real dimensão de suas vontades.
3. Esteja bem informado sobre o mercado imobiliário
O mercado imobiliário está em constante mudança. Um bom corretor de imóvel sabe as principais novidades acerca do ramo de imóveis e consegue transmiti-las aos clientes, sendo capaz de aconselhá-los a escolher os melhores imóveis e condições negociais.
Para ficar sempre informado do mercado imobiliário, invista em cursos voltados à área. Hoje, há opções presenciais e online, com carga horária e preços diversos. Leia livros sobre o setor imobiliário para ampliar seus conhecimentos.
Ainda, acompanhe blogs, postagens e notícias. Essas são fontes inesgotáveis de informações para quem busca entender as novidades do mercado imobiliário e agregar novos conhecimentos.
Participar de eventos ainda é uma forma de se manter bem informado quanto ao mercado imobiliário. Por fim, pesquise as principais dúvidas dos clientes, até porque elas se repetem. Já sabendo suas respostas, quando o questionamento vier, você terá conhecimento suficiente para respondê-lo prontamente.
4. Conheça bem o que está vendendo
Quer causar uma boa impressão? Saiba todas as informações relevantes quanto aos imóveis que compõem sua carteira. Isso impede que você seja pego de surpresa quando o cliente perguntar sobre o imóvel que tiver interesse. Memorize qual a metragem, quantidade de cômodos, valor do IPTU e condomínio.
Conheça ainda a região onde o imóvel está localizado, apresentando as alternativas de lazer, conveniências, se há comércio ou áreas verdes. Tais informações são essenciais para que o cliente decida se um imóvel atende suas necessidades.
Não se esqueça de vender o seu trabalho, mostrando quais seus diferenciais e o tipo de experiência que oferece. Expresse o valor do seu serviço, não apenas o preço.
5. Faça uso de tecnologias que facilitem o relacionamento
Corretores presentes no mundo digital tendem a causar boa impressão nos clientes, por facilitar o acesso a suas informações e aos imóveis que oferecem. Use a tecnologia para estreitar o relacionamento com os clientes e criar uma boa impressão.
A utilização de ferramentas tecnológicas organiza sua rotina, o que possibilita ocupar a agenda com atendimento personalizado a cada cliente e gerenciar sua carteira. Além disso, a tecnologia apresenta outras vantagens:
- cuidar do seu trabalho de qualquer lugar;
- diminuir a quantidade de papel;
- controlar despesas e datas de pagamento.
Uma empresa capaz de ajudar o corretor de imóveis para exercer seu serviço com qualidade é a NEWCORE, uma plataforma segura e intuitiva, que dá suporte ao profissional e otimiza seu dia a dia, a fim de que ele dê atenção ao essencial: o cliente. A NEWCORE também aproxima corretores e clientes, facilitando o relacionamento e tornando o atendimento mais rápido. O tratamento com o cliente torna-se eficiente, isso causa uma boa impressão.
O que achou deste post? Conheça a NEWCORE e entre em contato com uma equipe especializada!