Conheça as principais tendências do mercado imobiliário para 2022!

O mercado imobiliário apresentou um forte crescimento nos últimos anos e a tendência é que ele continue a se expandir em 2022. Apesar da pandemia, a alta da inflação e a valorização do dólar, o mercado imobiliário vem demonstrando uma ótima capacidade de resiliência e boa estabilidade para as próximas décadas.

Trata-se de um mercado dinâmico e rodeado por novidades. Diante desse cenário, o profissional que atua no setor precisa acompanhar as tendências que vem surgindo e estar atento às novas mudanças do mercado imobiliário. Dessa maneira, é possível atender às expectativas, satisfazer o desejo de compra dos consumidores e fechar bons negócios, tanto para moradia como locação.

Pensando nisso, neste post, vamos mostrar as principais tendências do mercado imobiliário para 2022. Quer saber como aproveitar o bom momento do setor? Então, acompanhe a leitura e confira mais detalhes!

Uso de ferramentas tecnológicas

O avanço da tecnologia vem contribuindo para o crescimento do mercado imobiliário. Hoje em dia, é muito comum nos depararmos com o uso de ferramentas tecnológicas em obras e durante a jornada de compra do cliente, no intuito de otimizar as construções e facilitar a experiência do comprador.

Um exemplo é o emprego da realidade virtual e aumentada com a utilização de vídeos e fotos em 360 graus, que permitem verificar os vários ângulos dos cômodos e detalhes do ambiente, além de possibilitar aos clientes fazerem um tour virtual interativo pelos imóveis, sem a necessidade de eles se deslocarem até o local para fazer a visita.

É uma ótima opção para mostrar imóveis ainda na planta e também lançamentos, tanto para clientes individuais quanto em showrooms e feiras imobiliárias. Trata-se de um diferencial para os concorrentes e uma estratégia que oferece uma experiência diferenciada para as pessoas.

Além disso, a aplicação do QR Code possibilita ao consumidor identificar o código e depois observar o projeto ou o imóvel já pronto pelo celular, podendo ser implementado em anúncios físicos e virtuais.

Muitas imobiliárias também já investiram em softwares automatizados, como o CRM (Customer Relationship Manager). Essa ferramenta facilita a gestão de imóveis e a comunicação com os clientes, além de possibilitar a integração com websites imobiliários, WhatsApp e Facebook.

Mudança do perfil do consumidor

O comportamento do consumidor imobiliário mudou bastante nos últimos anos. Da mesma forma, as estratégias de vendas e de marketing precisaram passar por mudanças no sentido de se adequar às novas exigências dos clientes.

Antes, o consumidor somente recebia informações sobre os imóveis por anúncios em panfletos, jornais e rádios. Após isso, era necessário ligar para o anunciante e agendar uma visita ao imóvel. Depois, ele negociava as propostas com o agente imobiliário até fechar o contrato.

Atualmente, a realidade é outra. O mundo digital permite consultar informações online e de modo fácil e rápido. Muitos conteúdos referentes a imóveis estão disponíveis online para consultas. Nesse sentido, os consumidores estão mais informados, exigentes e conscientes da importância do seu papel no mercado imobiliário.

Além disso, antigamente, o cliente tinha de ir até a localização do imóvel para conferir os cômodos e as condições das instalações. Hoje, é possível visitar dezenas de imóveis por dia em sites, por fotos e também graças à realidade virtual.

Imóveis com metragens maiores

A recomendação das autoridades para restringir os deslocamentos, em decorrência da pandemia, fez com que as pessoas tivessem de passar mais tempo dentro de casa, o que fez aumentar as buscas por imóveis com metragens maiores.

Isso porque os cômodos mais amplos proporcionam conforto e maior sensação de liberdade para os moradores, além de reduzir a ansiedade. Com isso, a antiga tendência do mercado de busca por apartamentos studio e com estilo mais compacto sofreu uma significativa queda nos dois últimos anos e assim tende a permanecer.

Imóveis com cômodos extras

Com a implementação do regime de trabalho remoto, muitos consumidores passaram a procurar casas e apartamentos com um cômodo extra para ser adaptado e usado como um escritório.

Além disso, as construtoras e incorporadoras estão apostando em empreendimentos com espaços coworking e varandas multifuncionais que permitam que os moradores possam trabalhar no home office.

Imóveis com espaço para o lazer

Com as pessoas passando mais tempo dentro de casa, aumentou a procura por espaços com área de lazer e que sejam amplos o suficiente para a movimentação e a prática de exercícios físicos. Da mesma forma, casas com um quintal amplo e apartamentos com uma varanda ganharam destaque. Essas áreas livres aliviam a sensação de aprisionamento e são como uma válvula de escape para relaxar e passar bons momentos com os amigos e a família.

Processos digitais

A tecnologia ainda contribuiu para a desburocratização dos processos digitais imobiliários de compra, venda e aluguel de imóveis. Antigamente, os consumidores passavam horas em cartórios buscando as certidões e regularizando a situação do imóvel em procedimentos burocráticos. Hoje, existem plataformas que permitem a conclusão de processos digitais online, incluindo a assinatura eletrônica digital dos documentos para agilizar as transações imobiliárias.

Conceito de sustentabilidade nos imóveis

A ideia de sustentabilidade envolve a preocupação com o meio ambiente e também traz uma economia nas contas. A busca por imóveis com áreas verdes, o reaproveitamento dos recursos, como a água das chuvas, o uso de lâmpadas LED e o emprego de materiais recicláveis fizeram surgir o conceito de imóveis sustentáveis.

O corretor de imóveis que deseja se destacar profissionalmente e alavancar a sua carreira precisa estar atento para as novidades e as tendências do mercado imobiliário em 2022. Por isso, é necessário conhecer melhor os clientes e buscar meios de se atualizar. Desse modo, o profissional estará capacitado para oferecer sempre um serviço de qualidade aos clientes.

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