Como um corretor de imóveis deve abordar um cliente?

Para oferecer um atendimento de qualidade e ganhar a confiança do público, é essencial estudar esse assunto e se manter em dia. Saber como um corretor de imóveis deve abordar um cliente é o primeiro passo na captação de novos consumidores e na fidelização dos antigos.

Como o mercado imobiliário é bastante competitivo, não dá para ficar parado no tempo, concorda? Pensando nisso, preparamos este post com dicas infalíveis de abordagem, utilizando a tecnologia a seu favor para impulsionar as vendas de forma rápida e eficiente. Acompanhe a leitura e dê um up na sua carreira!

Invista no atendimento online

Hoje em dia, a maioria das pessoas recorre à internet para realizar compromissos diários. Nesse cenário, trabalhar como corretor de imóveis online tornou-se uma excelente alternativa para os profissionais.

Para ser bem-sucedido nesse segmento, é fundamental saber lidar com as novas tecnologias, apresentando diferenciais em relação aos concorrentes. Oferecer atendimento em tempo real por whatsapp (ou outros canais de comunicação) e ter um site responsivo são alguns dos pré-requisitos para se dar bem na área.

Sites responsivos são sites com layout ajustável para a sua visualização em telas de dispositivos móveis, como celular e tablet. Isso facilita muito a navegação do cliente e, consequentemente, o interesse dele pelos imóveis divulgados.

Automatize os canais de atendimento

Essa dica tem muito a ver com a anterior. Afinal, em um primeiro contato, tudo o que o cliente mais quer é tirar as dúvidas de um jeito rápido e com um profissional especializado. Nessas horas, o primeiro passo para saber como um corretor de imóveis deve abordar um cliente é se colocando no lugar dele.

Assim, é possível perceber quais as reais necessidades do consumidor e aumentar as chances de venda. A primeira conversa virtual já é capaz de esclarecer os principais questionamentos do cliente e guiá-lo para o próximo passo, que é conhecer de perto os imóveis que se enquadram no seu perfil de interesse.

Portanto, automatize seus canais de atendimento e esteja sempre disposto a atender via chat e em tempo real. Esse momento é crucial para que o comprador perceba que o corretor de imóveis está oferecendo um atendimento personalizado, interessado em apresentar propriedades que, de fato, atendam às suas expectativas.

A tecnologia por trás de um chat online é bastante simples. Geralmente, abre-se uma aba automática de conversa enquanto o comprador navega pelo site, de modo que ele possa tirar as dúvidas ali mesmo.

Isso evita que uma pessoa interessada precise fazer uma ligação para saber informações simples ou agendar uma visita. O resultado? Ambos poupam tempo e seguem em frente no processo caso o comprador realmente se interesse pelo imóvel.

Aposte em diferenciais de atendimento

Como vimos, ter um site responsivo e oferecer atendimento online são passos básicos na abordagem ao cliente. Mas isso não basta. O universo digital é muito amplo e a cada dia nos oferece novas possibilidades. É preciso se manter atualizado e apostar nos diferencias que a tecnologia apresenta.

Por exemplo: você sabia que já existem aplicativos específicos para conectar corretores e potenciais clientes? Pois é! Ter um aplicativo desses é imprescindível para quem quer expandir o núcleo de atuação e captar consumidores selecionados. Manter as redes sociais em dia também ajuda muito a valorizar o trabalho do corretor.

Mas atenção: para fazer bom uso das redes, as informações divulgadas devem estar completas e resumidas, pois ninguém tem tempo de ler “textão” na internet.

Quanto às imagens, elas devem ter a melhor resolução possível, apresentando ótimos ângulos dos imóveis. Esse cuidado torna a experiência dos consumidores muito mais prazerosa, fazendo com que eles tenham maior interesse nos anúncios.

Faça um atendimento humanizado

Muito se fala de humanização hoje em dia, principalmente na relação com o cliente. Não é para menos, afinal, um erro clássico de abordagem dos corretores de imóveis é não compreender ao certo o que cada cliente procura. O primeiro passo para não cair nesse erro é entender que cada comprador é único, por mais que seus perfis sejam parecidos.

Portanto, ouça-os com atenção e jamais subestime o cliente. Nem sempre as informações que estão claras para você estarão para ele, certo? Responda todas as dúvidas com paciência, explicando cada detalhe do imóvel e os pormenores da transação. Assim, o cliente vai perceber que você está realmente empenhado em auxiliá-lo.

Não comece o atendimento abrindo logo o catálogo de vendas. Antes de tudo, escute o que o comprador tem a dizer e mantenha o foco nas necessidades dele. Não mostre imóveis incompatíveis com o perfil solicitado e nem tente “empurrar” outras alternativas.

Se você focar no que o comprador procura, com certeza será muito mais fácil convencê-lo da decisão de compra.

Evite processos burocráticos

Muitas vezes, a burocracia e a demora para efetivar a transação de compra são as grandes responsáveis por fazer com que o cliente desista do negócio. Por esse motivo, é bom ficar de olho nos processos e evitar atrasos, pois eles podem acabar parecendo enrolação aos olhos do comprador.

Seguindo as dicas anteriores, é bem provável que você não enfrente esse problema, até porque os processos já estarão bastante automatizados, o que garante um atendimento muito mais prático e ágil. Fique atento também aos detalhes do contrato de compra e venda, à documentação exigida e tudo mais que possa levar certo tempo na transação.

Dessa forma, você consegue se planejar para realizar o atendimento conforme as expectativas do cliente e dentro do prazo que ele imagina. Comece explicando como funciona o processo de compra e deixe claro o que deverá tomar mais tempo.

Sabendo dessas informações, o comprador também se planeja para estar com a documentação em dia durante a decisão de compra.

Saber como um corretor de imóveis deve abordar um cliente não é difícil! O desafio está em aprender a lidar com as novas tecnologias e utilizá-las a seu favor durante a abordagem, otimizando os processos e garantindo a melhor experiência possível para o consumidor. Desse jeito, sempre que ele precisar dos serviços, já sabe com quem contar!

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