Como um corretor de imóveis deve abordar um cliente?

Para oferecer um atendimento de qualidade e ganhar a confiança do público, é essencial entender como abordar o cliente. Saber isso é o primeiro passo na captação de novos consumidores e na fidelização dos antigos.

Como o mercado imobiliário é bastante competitivo, não dá para ficar parado no tempo, concorda? Pensando nisso, preparamos este post com dicas infalíveis de abordagem, utilizando a tecnologia a seu favor para impulsionar as vendas de forma rápida e eficiente. Acompanhe a leitura e dê um up na sua carreira!

Invista no atendimento online

Hoje em dia, a maioria das pessoas recorre à internet para realizar compromissos diários. Nesse cenário, trabalhar como corretor de imóveis online tornou-se uma excelente alternativa para os profissionais.

Para ser bem-sucedido nesse segmento, é fundamental saber lidar com as novas tecnologias, apresentando diferenciais em relação aos concorrentes. Oferecer atendimento em tempo real por WhatsApp (ou outros canais de comunicação) e ter um site responsivo são alguns dos pré-requisitos para se dar bem na área.

Sites responsivos são sites com layout ajustável para sua visualização em telas de dispositivos móveis, como celular e tablet. Isso facilita muito a navegação do cliente e, consequentemente, o interesse dele pelos imóveis divulgados.

Automatize os canais de atendimento

Essa dica tem muito a ver com a anterior. Afinal, em um primeiro contato, tudo o que o cliente mais quer é tirar as dúvidas de um jeito rápido e com um profissional especializado.

Nessas horas, o primeiro passo para saber como um corretor de imóveis deve abordar um cliente é se colocando no lugar dele. Assim, é possível perceber quais as reais necessidades do consumidor e aumentar as chances de venda.

A primeira conversa virtual já é capaz de esclarecer os principais questionamentos do cliente e guiá-lo para o próximo passo, que é conhecer de perto os imóveis que se enquadram no seu perfil de interesse.

Portanto, automatize seus canais de atendimento e esteja sempre disposto a atender via chat e em tempo real. Esse momento é crucial para que o comprador perceba que o corretor de imóveis está oferecendo um atendimento personalizado, interessado em apresentar propriedades que, de fato, atendam às suas expectativas.

A tecnologia por trás de um chat online é bastante simples. Geralmente, é aberta uma aba automática de conversa enquanto o comprador navega pelo site, de modo que ele possa tirar as dúvidas ali mesmo.

Isso evita que uma pessoa interessada precise fazer uma ligação para saber informações simples ou agendar uma visita. O resultado? Ambos poupam tempo e seguem em frente no processo, caso o comprador realmente se interesse pelo imóvel.

Use o e-mail marketing

Abordar um cliente somente por telefone é coisa do passado. Hoje, o e-mail é uma ferramenta de contato, já que possibilita documentar todo o diálogo e o marketing digital, por apresentar informações pertinentes, produtos e serviços oferecidos.

Você pode usar o e-mail marketing para captar e fidelizar os clientes que têm interesse em imóveis. Mas, para isso, é preciso investir em e-mails interativos e atraentes, proporcionando uma boa experiência visual.

O e-mail precisa ser conciso, de fácil leitura, com linguagem formal, sem gírias, mantendo uma comunicação simples. Atente para erros ortográficos e de digitação para assegurar a sua credibilidade.

Utilize esse meio de comunicação para enviar fotos dos imóveis a seus clientes, com as devidas especificações, de acordo com o perfil de cada um. Assim, você realiza a divulgação da sua carteira de imóveis e agiliza a escolha dos seus compradores.

Invista no encontro

Investir no encontro ainda é a forma mais utilizada para abordar o cliente, cara a cara. Isso porque a comunicação torna-se mais pessoal, quando você pode apresentar seu trabalho, explicar quais serviços podem ser contratados e mostrar a sua carteira de imóveis.

Além disso, você pode levar o cliente para visitar as moradias, assim ele vai conhecer as vantagens e se imaginar vivendo no local.

Caso queira fazer uso da tecnologia para encontrar seus clientes, invista em ferramentas para realizar videochamadas, chats online ou outras maneiras de otimizar seu relacionamento, facilitando o processo de negociação imobiliária.

Contudo, é preciso ter cautela. Ao contatar o cliente, não perca tempo falando mal de outros corretores ou imobiliárias. Demonstre seu profissionalismo e foque em suprir as necessidades de quem o procurar.

Aposte em apps

A utilização da tecnologia é ideal para facilitar seu dia e o torna um profissional mais competitivo, já que os aplicativos dão mais dinâmica aos seus serviços no mercado imobiliário.

Como corretor, aposte em aplicativos como o Evernote, para guardar as informações geradas ao longo de seu dia, registrar os dados dos clientes e negociações efetuadas. É possível agendar seus compromissos e organizar sua rotina.

Ainda, para suprir a necessidade do corretor de ter um cartão de visita e distribuí-lo aos clientes, o profissional deve usar o CardCloud, aplicativo que dispara seus cartões digitais automaticamente nas redes sociais e por e-mail.

O MagicPlan é outro app conhecido pelos corretores, por permitir que os profissionais do setor, tendo um smartphone e caminhando pelos imóveis, consigam medir e desenhar a planta da propriedade corretamente. O aplicativo é uma espécie de trena virtual.

Por fim, um corretor de sucesso precisa manter sua organização, principalmente com os dados sobre imóveis e clientes. Se você entende essa necessidade, adquira o app Ponta Ponta, que serve como um banco de dados, onde vão ser cadastrados os compradores e vendedores, além das propriedades vendidas e anunciadas.

Aposte em diferenciais de atendimento

Como vimos, ter um site responsivo e oferecer atendimento online são passos básicos na abordagem ao cliente. Mas isso não basta. O universo digital é muito amplo e a cada dia nos oferece novas possibilidades. É preciso se manter atualizado e apostar nos diferenciais que a tecnologia apresenta.

Por exemplo: você sabia que já existem aplicativos específicos para conectar corretores e potenciais clientes? Pois é! Ter um aplicativo desses é imprescindível para quem deseja expandir o núcleo de atuação e captar consumidores selecionados. Manter as redes sociais em dia também ajuda muito a valorizar o trabalho do corretor.

Mas atenção: para fazer bom uso das redes, as informações divulgadas devem estar completas e resumidas, pois ninguém tem tempo de ler “textão” na internet.

Quanto às imagens, elas precisam exibir a melhor resolução possível, apresentando ótimos ângulos dos imóveis. Esse cuidado torna a experiência dos consumidores muito mais prazerosa, fazendo com que eles tenham mais interesse nos anúncios.

Faça um atendimento humanizado

Muito se fala de humanização hoje em dia, principalmente na relação com o cliente. Não é para menos, afinal, um erro clássico de abordagem dos corretores de imóveis é não compreender ao certo o que cada cliente procura. O primeiro passo para não cair nesse erro é entender que cada comprador é único, por mais que seus perfis sejam parecidos.

Portanto, ouça-os com atenção e jamais subestime um cliente. Nem sempre as informações que estão claras para você estarão para ele, certo? Responda todas as dúvidas com paciência, explicando cada detalhe do imóvel e os pormenores da transação. Assim, o cliente vai perceber que você está realmente empenhado em auxiliá-lo.

Não comece o atendimento abrindo logo o catálogo de vendas. Antes de tudo, escute o que o comprador tem a dizer e mantenha o foco nas necessidades dele. Não mostre imóveis incompatíveis com o perfil solicitado nem tente “empurrar” outras alternativas.

Se você focar no que o comprador procura, com certeza será muito mais fácil convencê-lo da decisão de compra.

Evite processos burocráticos

Muitas vezes, a burocracia e a demora para efetivar a transação de compra são as grandes responsáveis por fazer com que o cliente desista do negócio. Por esse motivo, é bom ficar de olho nos processos e evitar atrasos, pois eles podem acabar parecendo enrolação e/ou descaso aos olhos do comprador.

Seguindo as dicas anteriores, é bem provável que você não enfrente esse problema, até porque os processos já estarão bastante automatizados, o que garante um atendimento muito mais prático e ágil. Fique atento também aos detalhes do contrato de compra e venda, à documentação exigida e tudo mais que possa levar certo tempo na transação.

Dessa forma, você consegue se planejar para realizar o atendimento conforme as expectativas do cliente e dentro do prazo que ele imagina. Comece explicando como funciona o processo de compra e deixe claro o que deverá tomar mais tempo. Conhecendo tais informações, o comprador também se planeja para estar com a documentação em dia durante a decisão de compra.

O novo perfil do cliente exige agilidade nos atendimentos para resolver todas as pendências de forma online. Ele não gosta de perder tempo e sabe muito bem o que quer. Entendendo o que esse cliente deseja, você conseguirá satisfazê-lo e se tornará um corretor de sucesso. Desse jeito, sempre que ele precisar de serviços imobiliários, já sabe com quem contar e pode até te indicar para alguém!

Saber como abordar um cliente não é difícil! O desafio está em aprender a lidar com as novas tecnologias e utilizá-las a seu favor durante a abordagem, otimizando os processos e garantindo a melhor experiência possível para o consumidor.

Gostou do post? Então, continue conosco e leia também sobre as técnicas de persuasão para convencer seus clientes e fechar vendas.