O que são contratos digitais e qual a importância para os corretores?

O mundo está cada vez mais tecnológico, e as profissões precisam se adaptar. Nesse contexto de inovação, os corretores têm implementado os contratos digitais em suas negociações para reduzir as burocracias dos processos de venda.

Esse é um exemplo de como é importante se manter atento às novidades do mercado para otimizar as negociações imobiliárias. Investir em contratos digitais, hoje em dia, é a solução para tornar as relações comerciais mais ágeis e seguras. Quer saber como essa ferramenta funciona? Fique conosco e não perca as informações deste post!

O que é e como funcionam os contratos digitais?

O contrato digital é um documento que sintetiza as negociações imobiliárias feitas no ambiente digital, com cláusulas que formalizam a compra e venda ou locação. Trata-se de um substituto dos contratos convencionais por apresentarem uma assinatura eletrônica.

Antigamente, as transações feitas online exigiam a impressão do contrato e envio por correio para assinatura física, as rubricas e o reconhecimento de firma, com reenvio da documentação para o emitente.

Hoje, a tecnologia agiliza as negociações, que ocorrem em uma plataforma segurança. Tudo pode ser feito de modo online, com a assinatura feita por um certificado digital. As partes precisam ter este certificado (um tipo de chave ou senha), capaz de confirmar que o signatário é o destinatário do contrato e a sua identidade pessoal.

Para que o contrato digital seja considerado legítimo, os certificados utilizados para assinar devem ser emitidos por uma Autoridade Certificadora. Ela é responsável por atestar a identidade do usuário, dando credibilidade ao processo de venda ou locação., bem como assegurar a privacidade e inviolabilidade dos dados que viajam pela rede.

Qual é a importância dos contratos digitais para os corretores?

Os contratos digitais trouxeram inovação ao relacionamento dos corretores com seus clientes, pois dão mais transparência à negociação e favorecem ambas as partes. O resultado é satisfatório, um bom resultado e economia de tempo. Há outras vantagens! Veja.

Redução da burocracia

Uma transação imobiliária normalmente é longa, tendo em vista a quantidade de documentos a serem analisados e demora para que os negociantes tenham tempo para se encontrar e assinar o contrato pessoalmente.

O contrato digital deu dinamismo às transações imobiliárias, porque abrevia as etapas da negociação. As partes podem assinar o documento de qualquer lugar do mundo, no horário que preferirem. O processo é menos burocrático e eficiente!

Maior a agilidade das negociações

O processo de compra e venda ou locações exige múltiplas rubricas, que precisam ser conferidas em cartórios. Com o contrato digital isso não será mais um problema, uma vez que é possível assinar a documentação de forma rápida, sem conferência manual de assinaturas ou diversas informações.

Além disso, não vai ser necessário impressões ou autenticações. A consequência é a otimização do tempo, pois um procedimento que levava dias ou horas, pode ser resolvido em minutos, de modo simples e ágil.

Aumento da segurança e confiabilidade

Os contratos convencionais não trazem tanta segurança aos corretores, que vivem com medo de algum contrato físico sumir ou estragar pela ação do tempo. Esse problema não existe mais! Além da documentação ficar salva na internet, cada cópia terá valor de original.

Ademais, as informações que constem nos contratos digitais são resguardadas por serem criptografadas e protegidas pela plataforma utilizada na negociação, evitando que os dados sejam acessados por terceiros.

Quanto à assinatura digital, ela é um tipo de chave codificada, capazes de assegurar a idoneidade de quem está assinando e a validade jurídica do contrato firmado. A codificação é baseada no endereço de IP do computador em que o assinador digital foi baixado.

Diminuição de custos

O custo com impressões, pastas, armários ou locação de espaços para guardar papelada está chegando ao fim. Os corretores não precisam mais gastar para manter documentação, o que vai baratear as negociações imobiliárias.

Com os contratos digitais, não é necessário ter esses gastos, tendo em vista que todos os documentos são feitos e assinados online, sendo armazenados na nuvem, à distância de um clique. Menos processos, menos custos, mais satisfação.

Como fazer um contrato digital?

Diante de tantos benefícios, é hora de aprender como fazer os contratos digitais. Para que não haja erros, observe os pontos a seguir.

Elaborar o contrato

A elaboração do contrato é responsabilidade do corretor, após analisar os documentos do cliente, aprovando-os ou não.

Em posse dessa papelada, o contrato digital vai ser redigido em programas de edição de texto, com a descrição das partes e do imóvel, estipulação dos valores do aluguel ou venda e diversas condições que merecem ser especificadas.

Enviar para os interessados e aguardar assinatura

Após redigir o contrato, o corretor vai enviar o documento, ainda no editor de texto, para o e-mail das partes, aguardando a concordância ou pontos a serem alterados. Cada um dos negociantes receberá uma cópia, que será visualizada por meio de uma senha, garantindo a segurança dos dados.

As partes analisam as cláusulas e podem discutir até chegarem a um consenso. Depois, é enviado um novo e-mail explicando onde e como é inserida a assinatura eletrônica no documento, que deve constar no campo específico.

Finalizar a etapa de negociação

Como a negociação acontece por meio de uma plataforma, o corretor pode ser alertado quando as partes assinarem o contrato digital. Assim, todas as condições foram formalizadas e o acordo é validado.

Os contratos digitais são arquivados na nuvem privada, que possui mecanismos de segurança, como senhas, criptografia do conteúdo, backups automáticos e pedidos de permissão de acesso. Desse modo, a negociação é finalizada, de forma ágil, eficiente e com baixo custo.

Os contratos digitais são válidos por lei, assim como os contratos convencionais. Por isso, o corretor de sucesso deve investir no primeiro tipo contratual. Você pode gerenciar os documentos de seus clientes, que podem ser acessados de qualquer lugar, seja em notebooks ou celulares. Os contratos digitais transparecem seu profissionalismo e confiabilidade. Assim, você economiza tempo, satisfaz as necessidades dos clientes em poucos minutos, fortalece sua marca e apresenta ao mercado imobiliário um serviço moderno e inovador.

O que achou do post? Deixe nos comentários sua opinião ou dúvida. Queremos ouvir você!