Apesar de ser um documento opcional, a ficha de visita de imóvel é um importante guia de operações no trabalho do corretor. Especialmente para quem trabalha de forma autônoma, contar com esse documento faz toda a diferença na organização da rotina profissional e na segurança das transações, afinal, a ficha de visita tem validade jurídica.
Você sabe o que exatamente precisa conter nessa ficha? Que vantagens esse relatório oferece ao corretor além de mais transparência na negociação? Se você ainda não se convenceu da importância da ficha de visita, continue a leitura deste post. Vamos esclarecer essas e outras questões relevantes para otimizar o seu trabalho cotidiano!
O que é a ficha de visita de imóvel e como ela funciona?
A ficha de visita de imóvel, também chamada simplesmente de ficha de captação, nada mais é do que um documento contendo todas as informações importantes sobre determinada propriedade, que será anunciada pelo corretor ou pela imobiliária parceira. Esse relatório representa uma estreita ligação entre os corretores e os proprietários, visto que são os donos do imóvel os responsáveis por repassar as informações mais relevantes.
Todos os informes servirão de base para o cadastro dos imóveis no catálogo da imobiliária ou do corretor autônomo, funcionando como um atestado das características daquela propriedade que possam interessar ao possível comprador. Pense nesse documento como uma checklist, ou seja, um compilado de pontos que não podem faltar para que os compradores conheçam bem o imóvel e se interessem por ele.
Uma ficha completa é fundamental não apenas para otimizar as visitas e esclarecer as dúvidas em relação às propriedades, mas, também, para munir o corretor de segurança jurídica caso ele precise comprovar algo judicialmente depois. Outra vantagem em termos de rotina de trabalho é que esse documento facilita bastante a organização do catálogo imobiliário, evitando que informações importantes passem despercebidas.
Assim, fica muito mais fácil elaborar os anúncios a respeito dos imóveis, priorizando o que cada um deles tem de melhor. Como bem diz o ditado, a propaganda é a alma do negócio. Com um anúncio benfeito, as chances de você captar o seu cliente em potencial são muito maiores.
Resumimos, a seguir, os principais itens que a sua ficha de visita de imóvel deve conter:
- dados pessoais do proprietário, como RG e CPF;
- dados da documentação do imóvel, como IPTU;
- dados jurídicos do imóvel, para saber se há alguma pendência;
- infraestrutura do prédio, no caso de imóveis em condomínios;
- dados técnicos da propriedade, como localização e metragem;
- informações arquitetônicas, como posição do sol e sentido dos ventos;
- mobiliário presente, caso seja um imóvel mobiliado;
- número e localização das vagas de garagem;
- remuneração referente à comissão do corretor;
- dados relativos à visita, como melhores dias e horários;
- valor do imóvel e assinatura dos proprietários.
Quais são as vantagens de contar com esse documento?
Vamos, agora, às principais vantagens de contar com uma ficha de visita de imóvel durante as negociações.
Praticidade no cadastro
Vimos que as informações que compõem a ficha de visita otimizam o cadastro do imóvel e, consequentemente, poupam o tempo do corretor nessa atividade burocrática. Principalmente para quem trabalha com um amplo catálogo de imóveis, acelerar essa tarefa é fundamental. Caso contrário, o corretor perde o tempo em que poderia estar prospectando tentando descobrir os dados mais relevantes de cada imóvel.
Quando você conta com os proprietários nessa tarefa, tudo fica mais prático. Isso acontece porque você garante que as informações contidas ali são verdadeiras e, de fato, correspondem às características do imóvel anunciado. Além disso, a ficha de visita retira a sobrecarga de trabalho que geralmente recai nas costas do corretor. Vai dizer que você nunca perdeu um dia inteiro de trabalho somente cadastrando imóveis? Pois é!
Lembre-se: a sua função é vender. A parte burocrática pode ser otimizada de outras maneiras. Não à toa, os aplicativos de imóveis vêm se tornando ferramentas indispensáveis no dia a dia dos corretores autônomos, justamente porque facilitam a rotina de trabalho a partir de funcionalidades inteligentes que organizam as demandas e, sobretudo, conectam os corretores aos seus potenciais clientes.
Segurança jurídica
Eis outra vantagem importantíssima da ficha de visita de imóvel: a validade jurídica desse documento. Isso significa que, se você tiver que resolver judicialmente alguma pendência relativa à negociação dessa propriedade, estará munido das informações necessárias para atestar a legitimidade da transação e validar a sua palavra.
Garantia de comissão
Ainda falando sobre a segurança das operações imobiliárias, a ficha de visita serve para garantir que o corretor receberá a devida comissão de vendas, afinal, esses valores foram previamente acordados entre as partes no momento em que a ficha era redigida. Não se esqueça de colher as assinaturas dos proprietários nesse documento, de forma a não ficar sem amparo legal caso algum dos acordos não seja cumprido após a transação.
Respeito e transparência
Lendo até aqui, já deu para perceber que a ficha de visita de imóvel reúne tudo o que é necessário para deixar a negociação muito mais justa e transparente. Antes de tudo, respeito é fundamental. Nesse sentido, esse documento demonstra uma relação respeitosa entre as partes, de modo que não haja omissões nem silenciamentos durante as transações imobiliárias.
Otimização das visitas
Por último, mas não menos importante, saiba que a ficha de visita de imóvel é um combustível para fechar mais negócios. Explicamos: com todas as informações da propriedade em mãos, o corretor estará sempre pronto para sanar as principais dúvidas do cliente e contornar as eventuais objeções que ele apontar.
Quando o cliente tem o primeiro acesso ao imóvel por meio do catálogo — no site do corretor ou da imobiliária, por exemplo —, ele já sabe previamente as principais características daquela propriedade. Caso os atributos não sejam compatíveis com o que ele está buscando, vocês não perderão tempo marcando uma visita desnecessária.
Se o imóvel cumprir as expectativas do cliente, ele irá para a visita muito mais entusiasmado e disposto a ouvir o corretor. Nessas horas, basta fazer o que você sabe: mostrar ao comprador que aquele imóvel tem tudo a ver com o que ele procura e, então, fechar a venda!
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o mercado imobiliário e a rotina do corretor? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro desse universo para otimizar a sua performance!