captação de imóveis

Como fazer uma boa captação de imóveis?

Antes de pensar em vender ou alugar bens imobiliários, é preciso tê-los disponíveis na sua carteira. Por isso, adotar estratégias eficientes de captação de imóveis é o primeiro passo para qualquer corretor. Afinal, as casas, terrenos, lojas, escritórios e apartamentos da sua carteira são como o seu estoque de produtos. Sem eles, você sequer teria o que comercializar.

O trabalho de captação começa na venda da sua própria imagem como um bom corretor, pois não basta somente procurar os proprietários de imóveis e dizer que quer ajudá-los na venda ou na locação. Você precisa convencê-los de que deixarão seus bens em boas mãos e de que receberão todo o suporte necessário durante todo o processo.

Para isso, o ideal é que o corretor invista em alternativas de captação de imóveis adequadas ao seu perfil de vendas, além de utilizar uma abordagem personalizada para cada cliente. Pensando em ajudá-lo a melhorar o seu processo de captação de imóveis, separamos, neste post, algumas dicas matadoras para você manter sempre a sua carteira cheia e atualizada. Confira!

Invista no seu marketing pessoal

O primeiro passo para a captação de imóveis para locação ou venda é saber como vender a sua própria imagem para o proprietário. Por isso, o seu marketing pessoal é muito importante.

É necessário que você tenha muito cuidado com a sua apresentação, esteja sempre bem-vestido e fale corretamente, evitando o excesso de palavrões ou gírias. Além disso, é importante saber conversar sobre assuntos relacionados ao mercado imobiliário, como decoração e planejamento financeiro, por exemplo.

Outro ponto importante é ter um cartão de visitas de boa qualidade e manter as suas redes sociais sempre atualizadas, principalmente, com conteúdo relacionado ao mercado e evitando, ao máximo, a exposição excessiva da sua vida pessoal.

Construa uma ampla rede de relacionamento

O networking é fundamental para a captação de imóveis. Porém, não pense que basta conhecer alguns proprietários e pronto. O caminho para chegar até eles é, na verdade, mais longo que se imagina e pode começar em um bate-papo com o zelador ou síndico do condomínio, por exemplo.

Outros profissionais, como arquitetos, decoradores, construtores e afins, também são muito importantes na sua rede de relacionamentos. Afinal, deles podem partir ótimas indicações. Lembre-se de que o fato de ter sido apresentado ao proprietário por alguém que ele já conhece coloca você um passo à frente dos demais corretores.

Essa rede de relacionamento também se estende ao ambiente digital, por meio das redes sociais e comunicadores instantâneos como WhatsApp e Telegram. Alguns grupos formados no aplicativo podem ser um bom empurrãozinho para indicações também.

Esteja nas redes sociais

Falando em redes sociais, é essencial que o corretor invista em sua presença digital, assegurando maior exposição ao público, com pouco custo e esforço. Os profissionais que estão nas redes sociais conseguem se conectar mais rápido às pessoas, aumentar seu networking e encontrar bons imóveis.

O corretor precisa ter um perfil profissional no Facebook e Instagram, principais redes sociais no Brasil. No Facebook, você pode interagir com outros usuários ou criar formulários específicos para captação de imóveis. É possível fazer anúncios, que ajudam a divulgar sua busca por boas propriedades.

Já no Instagram, por ser uma rede voltada para publicação de fotos, você pode procurar imagens de imóveis, para ver as opções disponíveis no mercado imobiliário, divulgando o conteúdo ao seu público e para contatar seus proprietários.

Estabeleça um relacionamento com proprietários de imóveis

O corretor que busca novos imóveis deve se relacionar com síndicos e funcionários de condomínios, que ficam sabendo de propriedades vazias e prontas para negociação.

Além disso, é essencial criar um relacionamento com os proprietários, pois eles trazem informações detalhadas sobre os imóveis em que você tem interesse, úteis para facilitar a venda futuramente.

Para um bom relacionamento com proprietário de imóveis, você precisa atentar ao que ele precisa, qual expectativa de retorno com a propriedade e motivos da venda ou de locação. Com essas informações, é possível fazer uma boa negociação para que ambas partes fiquem satisfeitas.

Observe a documentação do imóvel

Ao escolher um imóvel, o corretor precisa observar a sua documentação. Quando estiver negociando com o proprietário, tenha atenção à escritura pública e matrícula atualizadas, certidão negativa de processos judiciais, certidão negativa de débitos condominiais ou de IPTU.

Se houver alguma questão inadequada, peça ao proprietário para regularizar tudo quanto antes, sob pena de a negociação não se concretizar.

Lembre-se que o sucesso da captação depende da organização da documentação, para que não haja problemas futuros. Somente inclua o imóvel em seu catálogo quando não houver mais pendências.

Compare suas opções de imóveis antes de se comprometer

A carteira de um corretor de sucesso precisa ser diferenciada, com imóveis que satisfaçam o desejo do seu cliente ideal. Por isso, para fazer uma boa seleção, conheça todas as propriedades que ele tem interesse, saiba as informações mais importantes e como apresentá-lo no mercado imobiliário.

Para ajudar a selecionar os imóveis, estabeleça critérios de escolha. Você pode, por exemplo, preferir propriedades para um tipo de cliente específico ou sempre optar por aqueles apresentados por parceiros, ou pessoas que já tenha negociado.

Contudo, independentemente do critério adotado, avalie a qualidade, pois é isso que conquista o cliente.

Fique atento às novidades do mercado

Imagine você em uma conversa com o proprietário de um excelente imóvel para colocar à venda e, no meio da negociação, descobre que ele tem informações mais recentes sobre o mercado imobiliário que você.

Por mais que seja possível contornar a situação, dificilmente a percepção de que você não está assim tão atento ao seu papel de corretor seria desfeita. Por isso, é importante adotar uma rotina que permita o acesso às notícias sobre o mercado sempre em primeira mão, para que seja você o arauto delas para os seus clientes.

Entenda as necessidades dos seus clientes

É muito importante que o corretor veja os proprietários como clientes tanto quanto os compradores de imóveis. Em ambos os contextos, é necessário entender exatamente quais são as necessidades e expectativas de cada um.

Quem compra ou aluga um imóvel tem necessidades em relação à localização, quantidade de quartos ou vagas na garagem. Por outro lado, quem vende ou é locador tem especificidades relacionadas ao prazo de pagamento, ao levantamento da documentação, à checagem da idoneidade do inquilino, confecção de contratos, entre outras coisas.

Portanto, quando o foco é a captação de imóveis, é muito importante entender exatamente o que o proprietário espera de você e demonstrar a ele que é capaz de atender a todas as suas expectativas. Preferencialmente, mencione outros clientes para quem você já tenha prestado os mesmos tipos de serviços com sucesso.

Mapeie regiões estratégicas para a captação de imóveis

É muito mais fácil vender aquilo que se conhece bem. No caso de imóveis, a localização é uma característica importante do produto. Por isso, é necessário mapear as regiões que você conhece melhor e que atendem às necessidades de determinados perfis de público do seu interesse.

Por exemplo, áreas próximas aos centros comerciais, com mais opções de transporte e lazer costumam ser mais valorizadas, e procuradas por quem deseja comprar ou alugar. Por isso, captar imóveis nesses locais é uma estratégia interessante para aumentar a quantidade de negócios fechados.

Utilize sites especializados no mercado imobiliário

Os sites de anúncios de imóveis estão repletos de ofertas. Alguns deles têm anúncios feitos pelos proprietários, que estão tentando vender ou alugar sem a assessoria de um bom profissional. Esse tipo de situação representa uma ótima oportunidade para corretores que desejam captar imóveis e novos clientes.

Portanto, inclua na sua rotina profissional um tempinho para pesquisar os imóveis anunciados em sites especializados no mercado imobiliário e verifique quais deles estão sendo feitos sem a ajuda de um corretor.

Invista na pós-captação de imóveis

A fase da pós-captação de imóveis é tão importante quanto a procura por uma boa propriedade. Para evitar problemas futuros, o corretor deve documentar todo o processo de captação. Você pode montar um relatório com as informações do proprietário, principais pontos da negociação e a finalidade do imóvel, venda ou locação.

O proprietário também precisa deixar claro se há outros corretores ou imobiliárias transacionando a mesma propriedade. Durante a negociação com o proprietário, você deve perguntar se terá exclusividade na venda ou locação do imóvel. Esses detalhes podem evitar problemas maiores.

Conte com a ajuda de um aplicativo para corretores

Junto dos avanços tecnológicos vieram vários recursos para facilitar o trabalho e a vida em diversas áreas profissionais. E isso não é diferente no mercado imobiliário, já que existem aplicativos completos para corretores de imóveis.

O aplicativo NEWCORE, por exemplo, ajuda desde a captação de imóveis por meio do acesso privilegiado às informações de uma ou mais regiões, até a construção de um relacionamento com o cliente, seja ele comprador, seja ele vendedor. Além disso, o app também ajuda a gerir as atividades de atendimento e financeiras, proporcionando um ganho muito maior do que quando se trabalha para uma imobiliária.

Como você conferiu ao longo deste post, saber como fazer uma boa captação de imóveis é o primeiro passo para a construção de uma carreira consistente no mercado imobiliário. Essa prática abrange o marketing pessoal do corretor, o acesso a informações estratégicas do mercado, o conhecimento de regiões específicas, além da adoção da tecnologia. Quando buscar imóveis, demonstre ao proprietário o quanto a venda ou locação pode ser vantajosa. Dessa forma, o corretor vai conseguir montar a melhor carteira de imóveis para seu público-alvo.

Agora que você já sabe como melhorar a sua captação de imóveis, compartilhe o texto nas suas redes sociais e ajude a manter os seus amigos informados!

Acompanhe nossa página no Facebook!

1 thought on “Como fazer uma boa captação de imóveis?”

  1. Conteúdo de muita utilidade, os passos de captação de imóveis realmente são essenciais, as redes de contatos indispensáveis .
    Para mim foi interessante o conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.