Como vender imóveis: descubra o que um corretor autônomo deve saber

A presença de crises econômicas é um fator determinante para a movimentação do mercado imobiliário. A inflação e os juros aumentam consideravelmente, o número de negociações de compra tende a cair, as pessoas ficam mais cautelosas e muitos imóveis são colocados à venda.

No entanto, essa situação preocupante não costuma afetar tanto os corretores, principalmente os autônomos. Engana-se quem pensa que essa profissão está em declínio e com os dias contados. Pelo contrário, trata de uma carreira composta por profissionais satisfeitos com a remuneração e o trabalho. De qualquer forma, é necessário que o profissional saiba como vender imóveis na crise para conseguir adaptar-se às mudanças e fazer com que esse problema não afete o mercado e as negociações com os clientes.

Neste artigo, você vai conhecer as principais estratégias para vender imóveis de forma eficiente. Se você é corretor imobiliário, este conteúdo será muito útil para você, principalmente em tempos de crise. Continue a leitura e confira os detalhes!

Mantenha uma rotina e organização do trabalho

Conheça as suas obrigações e tarefas e priorize a organização do seu trabalho desde o princípio. Nesse sentido, o recomendado é usar planilhas e calendários, a fim de manter as tarefas em ordem. A gestão de tempo é essencial para você organizar a sua rotina.

Além disso, não se esqueça de comprar uma agenda física ou criar uma online para anotar todos os afazeres que você deve concluir, como acompanhar o cliente em uma visitação ou assinar um contrato. Assim, você não vai perder nenhum compromisso e correr o risco de, até mesmo, perder um cliente!

Por meio de dedicação e responsabilidade, você garante que tudo ficará sob controle. Tenha em mente que o corretor de imóveis autônomo precisa esforçar-se caso queira ser um bom profissional e sobreviver atuando dentro do mercado imobiliário, principalmente em períodos econômicos considerados incertos.

Utilize a tecnologia a seu favor

As inovações tecnológicas podem ser uma excelente aliada para o seu trabalho. A computação em nuvem é um ótimo exemplo de sistema que auxilia e otimiza a rotina do trabalho do corretor. Graças a essa ferramenta, é possível incluir uma grande quantidade de arquivos — contratos, plantas de imóveis, estudos sobre o mercado, planilhas financeiras, modelos de proposta, análise bancária etc. — em um ambiente online e totalmente seguro.

O melhor de tudo é que você pode acessar os documentos em qualquer lugar. Basta ter um dispositivo conectado à internet e inserir o login e a senha. Além disso, há a possibilidade de vincular a conta de e-mail aos arquivos. Isso garante a facilidade de acesso. O Google Drive é um ótimo exemplo de ferramenta, pois essa plataforma tem a capacidade de englobar apresentações, planilhas e outros tipos de documentos em um só ambiente.

Adote as estratégias de marketing digital

O marketing digital vem sendo cada vez mais utilizado pelos corretores autônomos como uma ferramenta para conquistar, prospectar e estreitar o vínculo com os clientes — além de ser um meio para divulgar o seu trabalho e garantir uma maior visibilidade dentro do mercado. Mas, para isso acontecer, é necessário investir em estratégias eficientes e que garantem uma comunicação clara e direta voltada para atender às necessidades e suprir as expectativas do público-alvo.

Nesse sentido, é importante segmentar o seu público, conforme alguns aspectos: faixa etária, poder econômico e classe social, imóveis de interesse etc. Após conhecer melhor o perfil da persona, fica mais fácil saber como agradá-la.

Para isso, você marcar presença nas redes sociais e investir na criação de um site ou um blog profissional. O inbound marketing vem ganhando cada vez mais destaque para a captação e prospecção de clientes. Portanto, produza conteúdo útil e relevante e divulgue-o nesses canais.

Você também pode apostar nas estratégias de e-mail marketing. Com o tempo, a qualidade do material vai fazendo com que você ganhe confiança e credibilidade dentro do mercado. De qualquer forma, é importante ter cautela para não sobrecarregar o cliente com o envio de mensagens.

Mantenha-se sempre atualizado

Momentos de especulação e crise econômica não significam que você deve manter-se estagnado. Pelo contrário, esse é o momento em que você deve buscar mais conhecimento sobre o mercado imobiliário — tendências de negociação, comportamento dos consumidores, lançamentos de imóveis etc.

Desse modo, frequente palestras, workshops, cursos e demais eventos relacionados com o mercado imobiliário. Assim, você mantém a sua qualificação sempre em dia e evita ficar para trás perante a concorrência. Afinal, quanto mais preparado e atualizado você estiver, menores serão os riscos de perder clientes e sofrer alguma consequência decorrente de crises.

Encontre parceiros que o ajudem a reduzir a burocracia

Fazer parcerias é uma forma de otimizar as negociações imobiliárias e reduzir o trabalho dos corretores. Esse indivíduo pode obter documentos mais facilmente, facilitar o procedimento em cartórios e demais tarefas burocráticas. Trata-se de uma espécie de sociedade que tem o potencial de trazer mais confiança e aumentar a cartela de clientes. Mas, para isso, você deve buscar alguém de confiança e com referências no mercado.

Foque no relacionamento com os clientes

Aperfeiçoar as suas relações é uma ótima forma de vender imóveis mesmo na crise. Uma relação baseada na confiança com os clientes é a chance para você conseguir novas indicações e criar uma carreira de sucesso. Portanto, conheça os seus clientes e invista no atendimento personalizado e no fortalecimento de um vínculo mais estreito com eles.

Você deve demonstrar que se preocupa com o bem-estar desse público, mesmo após a conclusão de uma negociação. Nesse sentido, envie mensagens perguntando se eles ficaram satisfeitos com o imóvel. Você pode reservar o envio de e-mails para felicitar os clientes em datas importantes, como Natal, Páscoa, Dia dos Pais ou Dia das Mães. Essa é uma maneira de fazer o seu marketing pessoal ao demonstrar que você valoriza a sua clientela e está disposto a auxiliá-la sempre que for solicitado.

Um corretor de sucesso sabe como vender imóveis e aproveitar as oportunidades disponíveis no mercado, mesmo tendo que correr riscos inerentes a ele. Além disso, a tecnologia veio para trazer mais organização para o trabalho e otimizar o rotina desses profissionais.

Pensando nisso, a NEWCORE oferece um aplicativo de gestão de vendas direcionado para os corretores autônomos. Essa ferramenta facilita atendimento, concede acesso privilegiado a todos, seleciona os clientes qualificados e ajuda a identificar os melhores imóveis da região. Ficou interessado em saber mais sobre essa tecnologia? Entre em contato com a NEWCORE e confira em detalhes como funciona essa solução!