9 habilidades comportamentais que o corretor de imóveis deve desenvolver

O mercado imobiliário é um ramo que está em plena expansão atualmente. Motivado pelo desenvolvimento da economia e a busca por novas propriedades, esse setor tem tudo para crescer ainda mais nos próximos anos. 

Diante desse cenário promissor, o profissional que deseja seguir carreira nessa área deve focar em treinar determinadas habilidades comportamentais especiais. Trata-se de atitudes e condutas que impactam diretamente a carreira. 

Neste post, vamos explicar por que os corretores de imóveis precisam desenvolver habilidades comportamentais específicas e as principais que devem ser levadas em consideração para ter mais sucesso na profissão. Está curioso? Então, acompanhe a leitura e confira todos os detalhes!

1. Ter o poder de negociação

O corretor de imóveis precisa analisar os dois lados e buscar a melhor solução para ambos. Para isso, ele deve ter em mente que o cliente é o centro do negócio e atender às expectativas dele. Assim, ele precisa atuar com objetividade, personalizar as propostas e demonstrar empatia sempre, colocando-se no lugar do outro. É importante entender as necessidades e desejos do cliente, fazer perguntas e, depois, tentar argumentar para encontrar o melhor resultado para todos.

2. Desenvolver uma boa comunicação 

Um corretor de sucesso tem uma excelente capacidade de comunicação com o cliente. A sua argumentação é aberta e simples. Ele consegue transmitir com clareza tudo o que deseja, passando segurança e conforto. Dessa forma, o cliente se sente mais seguro e confiante em fechar a negociação.

Indague se o cliente tem perguntas e esclareça as dúvidas. Além disso, não enrole muito ao apresentar o imóvel ou explicar determinada questão. Demonstre confiança na comunicação.

Contudo, ser um bom comunicador não é apenas falar o tempo todo. É necessário também escutar o que o seu cliente tem a dizer. Essa é uma forma de entender o que ele deseja e conhecer melhor o perfil de compra dele. Desse modo, você terá mais chances de agradá-lo e aumentar as chances de fidelização. Por isso, seja um bom ouvinte.

3. Construir uma efetiva rede de contatos 

O crescimento profissional também depende do relacionamento interpessoal que ele estabelece com outros corretores de imóveis. O networking é essencial para obter mais oportunidades e ganhar mais relevância e reconhecimento dentro do mercado. 

Nesse sentido, é importante criar parcerias com outros profissionais, sejam eles corretores, sejam de outros ramos, como engenheiros, arquitetos, advogados etc. Assim, é possível divulgar os parceiros e receber benefícios em troca e vice-versa. Por isso, mantenha relações amistosas com todos os profissionais ao seu redor.

4. Investir em gestão pessoal 

O corretor de imóveis precisa saber gerenciar adequadamente a sua carreira. Para isso, é importante planejar a rotina profissional de maneira efetiva, sempre com organização e disciplina. Desse modo, será possível obter maior produtividade. 

5. Ter uma postura de proatividade 

Um corretor de imóveis tem de ser proativo. Isso significa que ele deve estar atento ao mercado e conseguir antecipar cenários, a fim de antever situações e prevenir o surgimento de eventuais problemas. A antecipação envolve atuar com prontidão e diligência e tomar as atitudes devidas, quando necessárias. O recomendado é estar sempre atento às oportunidades e, assim, poder lidar com imprevistos da melhor maneira possível. 

6. Fazer especializações 

O mercado imobiliário está em constante mudança. Esse cenário de dinamismo exige que os corretores estejam em evolução profissional para, assim, conseguir oferecer valor agregado a seus clientes. Para isso, é importante mostrar conhecimentos multidisciplinares e estar a par de outros ramos, como finanças, arquitetura, vendas, tecnologia, direito imobiliário, gestão etc. 

O mercado oferece diversos tipos de especializações que permitem lapidar melhor a carreira e ajudam a aperfeiçoar o currículo do corretor de imóveis. Portanto, demonstre o seu conhecimento e transmita informações valiosas para os seus clientes.

7. Ter persistência 

O corretor deve ter a consciência de que o mercado imobiliário pode enfrentar seus altos e baixos, como é o caso de uma pouca procura por imóveis e crises na economia. Nesse sentido, ser persistente é determinante para que o profissional consiga seguir o progresso na sua carreira como corretor de imóveis. Por isso, seja obstinado e trabalhe duro com empenho para colher os frutos do seu esforço. 

8. Ter a capacidade de tomar decisões 

Um perfil profissional ideal engloba a capacidade de tomar decisões efetivas e que realmente levem aos melhores resultados. Sendo assim, o corretor de imóveis de sucesso precisa ter senso crítico, ser cauteloso e observador e saber tomar boas decisões. Para isso, é necessário reparar os cenários e avaliar qual seria a melhor solução para satisfazer o cliente e evitar a frustração dele. A partir daí, o profissional deve tomar a decisão mais adequada. 

9. Construir uma boa imagem na internet 

A internet se tornou um excelente espaço para os profissionais que desejam divulgar o seu trabalho e ganhar mais evidência no mercado. Diante desse mar de oportunidades, o corretor de imóveis pode aproveitar essa ferramenta e criar uma imagem profissional online mais positiva com credibilidade. Contudo, é importante adotar uma etiqueta digital.

Para isso, você pode criar um perfil profissional nas redes sociais e compartilhar materiais de qualidade. Você pode selecionar assuntos interessantes e postar conteúdos úteis para os seguidores. Tal estratégia é bastante eficiente para os profissionais que desejam se destacar no mercado e querem passar mais credibilidade para os seguidores e, como consequência, atrair o público-alvo e captar mais clientes. Assim, aumentam as suas chances de ser procurado por pessoas interessadas em comprar ou vender imóveis. 

Como deu para perceber, a profissão de corretor de imóveis é bastante promissora e está em pleno crescimento no momento. Todo esse cenário favorável exige a atuação de profissionais bem-treinados com habilidades comportamentais bem-desenvolvidas. O corretor deve investir continuamente no seu aperfeiçoamento profissional e ser capaz de transmitir toda a segurança e credibilidade para o cliente. Desse modo, aumentam as chances de fechar mais contratos, concluir um maior número de vendas e obter sucesso na carreira. 

Essas são as principais dicas de como você pode melhorar as suas habilidades comportamentais para ser um ótimo profissional. Quer saber mais sobre o assunto? Então, curta a nossa página no Facebook e confira as próximas publicações!